TJBA: Núcleo de Precatórios entrega alvarás a credores do estado; soma chega a R$ 8 milhões

A juíza assessora do Núcleo de Precatórios, Verônica Ramiro, falou sobre a atuação da unidade.

A juíza assessora do Núcleo de Precatórios, Verônica Ramiro, falou sobre a atuação da unidade.

O Núcleo Auxiliar de Conciliação e Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia entregou alvarás a credores do estado nesta terça-feira (09/08/2016), durante uma ação que contou com a parceria do Banco do Brasil.

A entrega dos alvarás começou às 9h30, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.

Foram 192 pedidos protocolados e que não haviam sido pagos até junho. “Alguns desses pedidos de preferência são datados de dezembro do ano passado, até mesmo pedidos de 2014”, informou a juíza assessora do Núcleo de Precatório, Verônica Ramiro.

A juíza explicou aos credores que sua equipe tem atuado sem trégua, mas que o volume de trabalho no núcleo é grande. “Trabalhamos com uma média de 9 mil processos para acordos com o estado e o município, como os de hoje”, disse.

A juíza adiantou que o Núcleo de Precatórios do TJBA vai buscar, com o estado e o município, o fechamento de acordos com limitação de recebimento até 300 mil, para atingir a possibilidade de maior número de pessoas com créditos menores.

A soma dos alvarás de antecipação entregues nesta manhã chegou a R$ 8 milhões, que foram distribuídos entre os credores pelo Banco do Brasil, a instituição bancária oficial para receber os documentos e fazer o pagamento, com o depósito dos valores na conta do credor em 48 horas.

“O Banco do Brasil, mais uma vez, está presente no pagamento desses precatórios, estreitando uma parceria com o Tribunal de Justiça”, disse o gerente de estilo do banco, Rodrigo Carvalho, citando que, em paralelo à entrega dos alvarás, cinco outros gerentes atendem os credores.

“Os gerentes recebem o alvará e preparam a documentação, de modo a evitar que o cliente precise ir a uma agência do banco para dar entrada no documento”, completou o gerente, garantindo que em 48 horas os recursos estarão na conta dos credores que receberam os alvarás nesta terça-feira.

Satisfeito com o resultado da negociação do seu crédito, um dos credores, Wilton Noronha de Carvalho, já com o alvará em mãos, fez um breve discurso, destacando o empenho da juíza Verônica Ramiro e sua equipe ao longo do processo de pagamento do seu precatório.

“Posso testemunhar a dedicação, a presteza e o atendimento humano prestados pela juíza Verônica e a sua equipe ao longo de todo o tempo, até a chegada deste momento, da entrega deste alvará”, disse, emocionado, antes de se dirigir à equipe do banco.

Outras publicações

TJBA informa que Semana da Conciliação ocorre de 17 a 28 de novembro de 2014 Decreto Judiciário publicado na edição de terça-feira (26/08/2014) do Diário da Justiça Eletrônico determina o período de 17 a 28 de novembro para a S...
Réu condenado a 15 anos em Alagoinhas obtém direito de recorrer em liberdade Na terceira das cinco sessões de julgamento programadas para a Semana Nacional do Júri, o juiz Fábio Falcão Santos, da Vara Crime de Alagoinhas, a 108...
Corregedorias promovem posse coletiva de aprovados no maior concurso da história do TJBA Posse coletiva servidores do TJBA. Novos subescrivães e escreventes passaram a fazer parte da história do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br