Situação orçamentária da UEFS leva à suspensão de eventos culturais do CUCA em 2016

Complexo de edificações do Cuca abrigam o Museu Regional de Arte, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, o Teatro do Cuca, o Seminário de Música, e as Oficinas de Criação Artística.

Complexo de edificações do Cuca abrigam o Museu Regional de Arte, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, o Teatro do Cuca, o Seminário de Música, e as Oficinas de Criação Artística.

Em nota, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) informou que O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) não tem previsão de realização, em 2016, do Festival de Sanfoneiros e da Caminhada do Folclore, por conta a situação orçamentária da UEFS.

Em 2015, após o anúncio do cancelamento dos eventos, com a repercussão do fato junto à sociedade, obteve-se recurso da ordem R$ 100.000,00, junto à Secretaria de Cultura do Estado. Esse recurso mostrou-se suficiente para o custeio da Caminhada do Folclore, que pôde então ser realizada no mês de outubro. Até o momento, contudo, não há indicativos de recursos extras para realização destes eventos em 2016, apesar dos esforços para obtenção de financiamentos por meio de editais de fomento à cultura, informa a Uefs.

Segundo a nota, o Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs, cumprindo seu papel social, e apesar das dificuldades enfrentadas, mantém outros importantes eventos de sua programação cultural, como o Bando Anunciador, que teve a maior participação popular desde sua retomada, em 2007; e o Aberto do CUCA, um dia inteiro dedicado a todas as linguagens artísticas, com ampla e diversificada programação cultural, previsto para o dia 22 de setembro. Foi assegurada também a manutenção do programa de oficinas do CUCA, com ampliação do número de vagas ofertadas à comunidade, em 22 oficinas nas áreas de música, dança e atividades corporais, teatro e artes visuais, contemplando atualmente cerca de 1.900 alunos por semestre.

Outras publicações

Professor da UEFS Roberval Pereyr vence o Prêmio Brasília de Literatura Roberval Pereyr recebe prêmio de literatura. O livro “Mirantes”, do poeta e professor Roberval Pereyr, foi escolhido o grande vencedor na categoria ...
UEFS oferece 2.500 isenções da taxa de inscrição do vestibular A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) publicou edital para isenção da taxa de inscrição no processo seletivo 2010.2. São oferecidas 2.500...
Coral da UEFS se apresenta do Hospital Geral Clériston Andrade O Coral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) vai se apresentar no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na manhã desta quarta-feira, ...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.