Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana comemora edição 2016 do ‘Dia do Maçom’

Dia do Maçom é comemorado na Câmara de vereadores de Feira de Santana.

Dia do Maçom é comemorado na Câmara de vereadores de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite da quinta-feira (18/08/2016), uma sessão solene para  celebrar  o Dia do Maçom, atendendo à Lei 350/1998.

Fizeram parte da mesa de honra, o 1º vice-presidente da Casa da Cidadania, vereador Roque Pereira, que presidiu a solenidade; o senhor Jairo Vitor Alves de Souza, membro da Loja Maçônica Segredo, Força e Aliança, assessor do prefeito Municipal José Ronaldo de Carvalho, que na oportunidade representou o chefe do Executivo; os homenageados da noite com a medalha alusiva ao Dia do Maçom, os senhores José Virgínio dos Santos (Loja Maçônica Luz do Sertão); Valdir Vieira da Costa (Loja Maçônica Cavaleiros de Aço) e Marco Antônio Carneiro Lacerda (Loja Maçônica Luz da Princesa); além do palestrante do evento, o professor Adenilson Souza Cunha Júnior.

O vereador Welligton Andrade, após cumprimentar os presentes, lembrou-se dos saudosos irmãos Carlos Antônio de Moraes Lucena e Délio Monteiro, para os quais, quebrando o protocolo, solicitou um minuto de silêncio. Em seguida, o edil ressaltou ainda a honra em saudar tão digna instituição, de indiscutível relevância para a sociedade, citando preceitos como ética, moral e dignidade, além de liberdade igualdade e fraternidade como sendo legados deixados pela Maçonaria.

“Somos os pedreiros, temos a régua e o compasso, temos o nível e o prumo, portanto, cabe a nós edificar um mundo melhor. Cabe a nós, maçons, sermos transformadores da sociedade”, afirmou.

Na oportunidade, Welligton destacou o currículo do palestrante da solenidade, bem como se deteve ao seu histórico junto à maçonaria.  Informou, entre outras coisas, que Adenilson Souza Cunha Júnior é licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é membro da Sociedade Brasileira de Educação Comparada e possui inúmeras publicações acadêmicas no campo da educação de pessoas jovens e adultas.

“Em sua vida maçônica, Adenilson é Chevalier da ordem, maçom desde 2014, pertence à Loja Maçônica Rei Salomão, da Grande Oriente do Brasil, foi exaltado a mestre maçom em 2015, é filiado ao quadro de membros da Loja Maçônica Filadélfia”, pontuou.

Na sequência, Adenilson Souza Cunha Júnior  proferiu uma palestra alusiva ao Dia do Maçom, tendo o palestrante, após saudar a todos os presentes, discorrido sobre o tema: A Maçonaria e a Formação do Pensamento Social Brasileiro, inicialmente referindo-se ao contexto do estudo da maçonaria propriamente dito, seguido de trabalhos produzidos sobre a maçonaria, a exemplo de “Olhares da Maçonaria sobre a Educação no Brasil”, muitas vezes desconhecidos pelos próprios maçons.

Prosseguindo, o professor também comentou a relação da maçonaria com o poder, conceituou o pensamento social e o significado da maçonaria na construção deste pensamento.  “Além da questão acadêmica, nós nos debruçamos em pesquisa sobre a maçonaria, algumas emergem para que a maçonaria contribui para a formação da constituição do pensamento social brasileiro”, disse.

Estiveram presentes na solenidade familiares e amigos dos homenageados; os vereadores Carlito do Peixe, David Neto, Gerusa Sampaio, José Carneiro Rocha e Correia Zezito; o senhor Gilberto Lima da Silva, Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia e vice-presidente da Confederação Maçônica do Brasil; Luiz Antônio Macedo Cruz, deputado federal, Loja Maçônica 16 de Junho; Alexandre Monteiro, deputado federal e sua esposa Verusca Sakaki Monteiro, coordenadora Estadual da Campanha Maçonaria A favor da Vida e Contra as Drogas.

Também prestigiaram o evento Pedro Neto Rodrigues dos Santos, delegado do 23º Distrito, representando o Sereníssimo Grão Mestre Jair Tércio Cunha Costa, da grande Loja Maçônica do Estado da Bahia; Jorge Lopes Bullos, coordenador do Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia; Silvio Cardim; Edward dos Santos, delegado Litúrgico do Rito Adonhiramita; Hipólito Peixinho da Silva, delegado Litúrgico do Rito Brasileiro; Valdemir Silva Bastos, venerável da Loja Maçônica 16 de Junho e presidente do Conselho de Veneráveis da Feira de Santana.

Compareceram ainda Edson Messias Borges, venerável da Loja Maçônica Harmonia, Luz e Sigilo; Roberto Aquino, venerável da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União; Reginaldo Bernardo de Souza, venerável da Loja Maçônica Acácia Sertaneja; Paulo Roberto dos Santos Souza, venerável da Loja Maçônica Cavaleiros de Aço; Fanael Ribeiro dos Santos, venerável da Loja Maçônica Segredo, Força e Aliança; Halailton Soares Santana, venerável da Loja Maçônica Luz do Sertão; Augusto Cesar Gois, venerável da Loja Maçônica Luz da Princesa; Joeldson Lima Sena, venerável da Loja Maçônica Luz e Fraternidade; Gonçalo Oliveira Bastos, 1º vigilante, representando Jader Martins Marques da Silva, venerável da Loja Maçônica Deus, Liberdade e Justiça.

A solenidade também foi prestigiada por Hilton Moreira de Castro, venerável da Loja Maçônica Cavaleiros de York; Giovani Brandão Mafra de Carvalho, venerável da Loja Maçônica Voltaire; Luciano Cesar Souza, venerável da Loja Maçônica Estrela da Paz; Gilberto Paes de Almeida Filho; venerável da Loja Maçônica  Sabedoria, Força e Beleza; Rosalvo de Santana Ferreira, venerável da Loja Maçônica Templo de York; e Edson Nogueira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Outras publicações

Vereador Pablo Roberto diz que mandato tem as ‘digitais’ da população feirense Vereador Vereador Pablo Roberto Gonçalves da Silva. Em entrevista, o vereador Pablo Roberto (PHS) destacou que está fazendo um mandato com as “digit...
Feira de Santana: vereador Edvaldo Lima diz que veículos da família foram multados por perseguição Edvaldo Lima dos Santos. O vereador Edvaldo Lima (PP), durante discurso nesta segunda-feira (10/10/2016), na tribuna da Casa da Cidadania, denunciou...
Feira de Santana: vereador externa preocupação com falta de água em Bonfim de Feira Aldney Bastos Marques (Neinha): eu quero dizer que o povo está bebendo lama, porque não tem água. Após manifestar sua fé, ressaltar as bênçãos alcan...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br