Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana comemora edição 2016 do ‘Dia do Maçom’

Dia do Maçom é comemorado na Câmara de vereadores de Feira de Santana.

Dia do Maçom é comemorado na Câmara de vereadores de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite da quinta-feira (18/08/2016), uma sessão solene para  celebrar  o Dia do Maçom, atendendo à Lei 350/1998.

Fizeram parte da mesa de honra, o 1º vice-presidente da Casa da Cidadania, vereador Roque Pereira, que presidiu a solenidade; o senhor Jairo Vitor Alves de Souza, membro da Loja Maçônica Segredo, Força e Aliança, assessor do prefeito Municipal José Ronaldo de Carvalho, que na oportunidade representou o chefe do Executivo; os homenageados da noite com a medalha alusiva ao Dia do Maçom, os senhores José Virgínio dos Santos (Loja Maçônica Luz do Sertão); Valdir Vieira da Costa (Loja Maçônica Cavaleiros de Aço) e Marco Antônio Carneiro Lacerda (Loja Maçônica Luz da Princesa); além do palestrante do evento, o professor Adenilson Souza Cunha Júnior.

O vereador Welligton Andrade, após cumprimentar os presentes, lembrou-se dos saudosos irmãos Carlos Antônio de Moraes Lucena e Délio Monteiro, para os quais, quebrando o protocolo, solicitou um minuto de silêncio. Em seguida, o edil ressaltou ainda a honra em saudar tão digna instituição, de indiscutível relevância para a sociedade, citando preceitos como ética, moral e dignidade, além de liberdade igualdade e fraternidade como sendo legados deixados pela Maçonaria.

“Somos os pedreiros, temos a régua e o compasso, temos o nível e o prumo, portanto, cabe a nós edificar um mundo melhor. Cabe a nós, maçons, sermos transformadores da sociedade”, afirmou.

Na oportunidade, Welligton destacou o currículo do palestrante da solenidade, bem como se deteve ao seu histórico junto à maçonaria.  Informou, entre outras coisas, que Adenilson Souza Cunha Júnior é licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é membro da Sociedade Brasileira de Educação Comparada e possui inúmeras publicações acadêmicas no campo da educação de pessoas jovens e adultas.

“Em sua vida maçônica, Adenilson é Chevalier da ordem, maçom desde 2014, pertence à Loja Maçônica Rei Salomão, da Grande Oriente do Brasil, foi exaltado a mestre maçom em 2015, é filiado ao quadro de membros da Loja Maçônica Filadélfia”, pontuou.

Na sequência, Adenilson Souza Cunha Júnior  proferiu uma palestra alusiva ao Dia do Maçom, tendo o palestrante, após saudar a todos os presentes, discorrido sobre o tema: A Maçonaria e a Formação do Pensamento Social Brasileiro, inicialmente referindo-se ao contexto do estudo da maçonaria propriamente dito, seguido de trabalhos produzidos sobre a maçonaria, a exemplo de “Olhares da Maçonaria sobre a Educação no Brasil”, muitas vezes desconhecidos pelos próprios maçons.

Prosseguindo, o professor também comentou a relação da maçonaria com o poder, conceituou o pensamento social e o significado da maçonaria na construção deste pensamento.  “Além da questão acadêmica, nós nos debruçamos em pesquisa sobre a maçonaria, algumas emergem para que a maçonaria contribui para a formação da constituição do pensamento social brasileiro”, disse.

Estiveram presentes na solenidade familiares e amigos dos homenageados; os vereadores Carlito do Peixe, David Neto, Gerusa Sampaio, José Carneiro Rocha e Correia Zezito; o senhor Gilberto Lima da Silva, Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia e vice-presidente da Confederação Maçônica do Brasil; Luiz Antônio Macedo Cruz, deputado federal, Loja Maçônica 16 de Junho; Alexandre Monteiro, deputado federal e sua esposa Verusca Sakaki Monteiro, coordenadora Estadual da Campanha Maçonaria A favor da Vida e Contra as Drogas.

Também prestigiaram o evento Pedro Neto Rodrigues dos Santos, delegado do 23º Distrito, representando o Sereníssimo Grão Mestre Jair Tércio Cunha Costa, da grande Loja Maçônica do Estado da Bahia; Jorge Lopes Bullos, coordenador do Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia; Silvio Cardim; Edward dos Santos, delegado Litúrgico do Rito Adonhiramita; Hipólito Peixinho da Silva, delegado Litúrgico do Rito Brasileiro; Valdemir Silva Bastos, venerável da Loja Maçônica 16 de Junho e presidente do Conselho de Veneráveis da Feira de Santana.

Compareceram ainda Edson Messias Borges, venerável da Loja Maçônica Harmonia, Luz e Sigilo; Roberto Aquino, venerável da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União; Reginaldo Bernardo de Souza, venerável da Loja Maçônica Acácia Sertaneja; Paulo Roberto dos Santos Souza, venerável da Loja Maçônica Cavaleiros de Aço; Fanael Ribeiro dos Santos, venerável da Loja Maçônica Segredo, Força e Aliança; Halailton Soares Santana, venerável da Loja Maçônica Luz do Sertão; Augusto Cesar Gois, venerável da Loja Maçônica Luz da Princesa; Joeldson Lima Sena, venerável da Loja Maçônica Luz e Fraternidade; Gonçalo Oliveira Bastos, 1º vigilante, representando Jader Martins Marques da Silva, venerável da Loja Maçônica Deus, Liberdade e Justiça.

A solenidade também foi prestigiada por Hilton Moreira de Castro, venerável da Loja Maçônica Cavaleiros de York; Giovani Brandão Mafra de Carvalho, venerável da Loja Maçônica Voltaire; Luciano Cesar Souza, venerável da Loja Maçônica Estrela da Paz; Gilberto Paes de Almeida Filho; venerável da Loja Maçônica  Sabedoria, Força e Beleza; Rosalvo de Santana Ferreira, venerável da Loja Maçônica Templo de York; e Edson Nogueira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br