Senador Humberto Costa diz que governo Rousseff foi sabotado pela elite empresarial e política

Senador Humberto Costa diz que Congresso 'nunca engoliu' Dilma Rousseff.

Senador Humberto Costa diz que Congresso ‘nunca engoliu’ Dilma Rousseff.

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (30) que processo de impeachment de Dilma Rousseff foi “patrocinado pelas elites” e que o Congresso Nacional “nunca engoliu” a presidente afastada pelo pouco tato e disposição dela para lidar com a rotina parlamentar e com as negociações.

– Dilma é diferente dos políticos tradicionais no seu agir, ela é menos flexível. Mas considerá-la criminosa? Rotulá-la e julgá-la como criminosa? É uma verdadeira aberração – disse.

Na avaliação do senador, Dilma conduziu bem o Brasil nos quatro anos do primeiro mandato, mas foi prejudicada pela crise econômica no início do segundo mandato e pela consequente crise política, que ele atribuiu ao Parlamento.

Para Humberto, o apoio da oposição e agregados ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mais a rejeição às propostas de ajuste fiscal e a votação das chamadas pautas-bomba desestabilizaram o governo Dilma. Ainda no entendimento dele, o dinheiro de partidos e empresários patrocinou movimentos organizados, atiçou e “iludiu” o povo nas ruas.

O senador também considerou que a presidente errou por ter convidado Michel Temer para compor sua chapa. Mas alegou que Dilma “não conhecia” o vice-presidente, ao contrário dos parlamentares.

– Foi Dilma que escolheu, mas são vocês que podem viabilizá-lo como presidente da República. Podemos entregar o Brasil a um usurpador, a alguém que não tem o voto do povo, alguém que quer implementar no Brasil um projeto rejeitado pelo povo brasileiro – ressaltou.

Humberto costa concluiu o pronunciamento dizendo esperar os 28 votos necessários para manter Dilma Rousseff na presidência.

– Podemos perder, mas posso dizer com toda certeza que será uma vitória de Pirro, porque em breve o povo brasileiro vai falar de novo e vai dizer muito claramente que não aceita que essa elite brasileira continue a fazer do nosso povo os habitantes da senzala e ela própria a viver nababescamente – disse.

Confira vídeo

Outras publicações

Para oposição, presidente afastada Dilma Rousseff terá mais votos; para governistas, impeachment é inevitável Sessão deliberativa extraordinária do Senado Federal destinada a discussão da Denúncia nº 1, de 2016, referente ao processo de impeachment da preside...
Sou nordestino, voto com o mesmo pensamento da intelectual paulista Marilena Chaui Marilena Chaui declara voto para Dilma Rousseff. Dra. Marilena Chaui é professora de filosofia e historiadora de filosofia brasileira na Universidade...
Eleições 2014 | Governador Jaques Wagner fala à imprensa sobre processo eleitoral Jaques Wagner: "Numa eleição com o resultado que tivemos hoje, o que fica para os próximos quatro anos é a necessidade de uma reforma política e, sob...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.