Secretário da Cultura participa da abertura da primeira Feira Literária de Mucugê

Cartaz da primeira Feira Literária de Mucugê (Fligê).

Cartaz da primeira Feira Literária de Mucugê (Fligê).

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, participa da conferência de abertura da Primeira Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina, que acontece entre os dias 11 e 14 de agosto de 2016. Ele irá abordar o tema “Histórias e memórias: a lavra da palavra”.

A Fligê vai ocupar diversos espaços da cidade com entrada gratuita. Conferências, encontros, lançamentos de livros, com autores convidados dos mais variados horizontes literários e outros da nova geração, são algumas das atividades programadas para o evento, que, nesta primeira edição, irá homenagear o escritor baiano Afrânio Peixoto (1876/1947), nascido em Lençóis e que dedicou sua obra a narrar histórias da Chapada Diamantina.

“Com certeza a Feira Literária de Mucugê vai ser um sucesso.  Com a Fligê, a Chapada Diamantina entra para o mapa dos eventos literários nacionais e mostra o amadurecimento cultural de uma região admirada por escritores como o romancista Afrânio Peixoto, que será o homenageado nesta primeira edição. Ler faz bem a alma, e incentivar a leitura é um dever de todos nós”, afirma Portugal.

A realização da primeira edição da Fligê é do Coletivo Lavra, em parceira com a Prefeitura de Mucugê e o Instituto Incluso, com apoio financeiro da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Trata-se de uma iniciativa que busca inserir a cidade, situada nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no circuito de feiras e festas literárias realizadas na Bahia e no Brasil.

Leituras guiadas, contação de histórias, oficinas, estandes de editoras e apresentações artísticas também integram o evento, que ainda terá uma programação especial voltada para o público infanto-juvenil. O projeto abraça a arte literária e tem como mote a singularidade e diálogo com outras artes buscando potencializar a formação do leitor de todas as idades e valorizar o encontro do livro com o público, como experiência única.

A estrutura da Fligê acolhe a experiência da leitura em diálogo com escritores, vivências e personificações do texto em práticas sociais que envolvem a palavra e a imagem, a oralidade e o silêncio. Com programação diversa e intensa, a interação obra/autor/leitor é disposta em espaços multiuso e com atividades que provocam o encontro da literatura com diferentes formas de manifestação artística.

Programação

Centro Cultural de Mucugê

Conferências

Encontros

Show/Livro

Especiais (Proler 25 anos/Cinema)

Praça Coronel Propércio (Calçadão)

Estandes/Editoras

Apresentações Artísticas

Exposição/ Homenagem

Casa da Filarmônica

Lançamentos de livros

12 e 13 de agosto

Espaços Alternativos

Leituras Guiadas

12 e 13 de agosto

Escolas Públicas

Oficinas

12 e 13 de agosto

Escolas Públicas

Contação de Histórias

12 e 13 de agosto

Cesta do Povo

Fligêcine (Curtas-metragens)

12 a 14 de agosto

Coreto Com’Vida

Intervenções Artísticas

12 a 14 de agosto

Outras publicações

Feira de Santana passa a contar com roteiro turístico ‘Caminhos de Maria Quitéria’ ‘Caminhos de Maria Quitéria – A Heroína’, novo produto é resultado de parceria da Secretaria de Turismo do Município de Feira de Santana com empresár...
Governador entrega estrada recuperada no município de Lamarão BA 400 foi recuperada pelo Governo da Bahia. Os 13 quilômetros de rodovia, no entroncamento da BA-400 com a BR-116, no município de Lamarão, foram e...
Em visita a Brasília, Governador Jaques Wagner apresenta 26 projetos hídricos ao governo federal, com objetivo de captar e ampliar recursos para execução de obras de infraestr... Em reunião no Ministério do Planejamento, o governador Jaques Wagner apresentou à ministra Miriam Belchior projetos de infraestrutura hídrica. Em re...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br