São Paulo: Neobambu recebe exposição fotográfica de Araquém Alcântara

A mostra faz parte das comemorações dos 10 anos da empresa e reúne fotografias de Araquém Alcântara que retratam com emoção o Brasil e convergem para um único e urgente caminho: proteger a vida!

A mostra faz parte das comemorações dos 10 anos da empresa e reúne fotografias de Araquém Alcântara que retratam com emoção o Brasil e convergem para um único e urgente caminho: proteger a vida!

Entre os dias 10 a 13 de agosto de 2016, a capital paulista sedia a exposição fotográfica de um dos ícones da fotografia no Brasil, Araquém Alcântara – percursor da fotografia de natureza no Brasil –. Sob curadoria e direção artista do renomado arquiteto Guilherme Torres, a mostra “O eterno rio que corre”, reúne dez fotos inéditas com imagens da natureza que simbolizam a transformação. As obras foram clicadas no Brasil nas últimas duas décadas e com tiragem limitada de 15 exemplares, além disso, as intervenções artísticas foram printadas por Clicio Barroso em papel inglês Canson, que possui durabilidade quase infinita.

A mostra é também uma homenagem à memória dos colegas de profissão, o cineasta Abas Kiarostami, falecido no mês de julho e também ao cinegrafista Mishio Oshino, morto tragicamente no Alasca, devorado por um urso, no ano de 1991. “A exposição é composta por imagens que buscam revelar o estado criador puro. Elas falam de nascente, água, rio, mar, chuva, árvore, bicho, homem e o fogo que desertifica, mas também transforma”, explica Alcântara.

Inspirado pelo derradeiro livro infantil escrito pelo fotógrafo e cineasta, Mishio Oshino, a obra intitulada como Nanook – também significaurso polar na linguagem inupiak – narra a história de um menino nativo, neto de caçador que, perdido em uma tempestade no Ártico é instruído pelo espírito do urso Nanook sobre as responsabilidades que terá de enfrentar no futuro. “Tanto Abas quanto Mishio entenderam e projetaram suas obras na direção do conhecimento mais profundo. Deles me vem a lição que inspirou a mostra, de que cada um de nós é uma expressão distinta da mesma unidade, parte de um tecido delicadíssimo que compõe o grande corpo da Terra. Para a natureza, não importa quem vive e quem morre, tudo é um constante nascer, morrer e renascer. ” Finaliza o fotógrafo.

Sobre Araquém Alcântara

Araquém Alcântara, 65 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais importantes artistas em defesa do patrimônio natural do país.

Sobre NOS Furniture

A mais original das marcas brasileiras, a NOS Furniture, apresenta coleções carregadas de personalidade e sem nenhum folclore carimbado em seu DNA. A companhia produz itens valendo-se da identidade brasileira sem alegorias ufanistas num mobiliário de grande apelo visual e forte acento urbano. A NOS Furniture é a tradução de um Brasil chic, moderno e multicultural.

Sobre Guilherme Torres

Com traços originais que passeiam das linhas de Barragan e Mies van der Rohe ao melhor dos contornos modernos brasileiros, como Vilanova Artigas, Guilherme Torres construiu um portfólio consistente que o colocou entre os mais expressivos criadores de sua geração. Um dos diferenciais de sua obra são o equilíbrio entre o rigor concretista do traço e a customização única dos interiores, ergonômicos e acolhedores, com forte acento autoral, notas lúdicas de seu imaginário pop e sui generis. Um compasso vibrante e à frente de seu tempo.

Sobre Neobambu

Fundada em 2006 pela arquiteta Francine Ferrari Gautier e pelo empresário Marco Aurélio Nery, a empresa reflete a preocupação dos empreendedores com o futuro do meio ambiente e a necessidade de novas alternativas para a arquitetura e a decoração.

Comprometimento e responsabilidade com o meio ambiente e seus clientes são valores da empresa, que aprimora suas pesquisas, adquirindo experiência e inovando no mercado de pisos brasileiros. A equipe faz análises de qualidade da matéria-prima, selecionada entre os melhores fornecedores internacionais, e a inspeção final, realizada com cautela e precisão. A NEOBAMBU trabalha apenas com fábricas certificadas em processo (ISO9001) e qualidade ambiental (ISO14001) trazendo ao mercado brasileiro um produto que resulta em uma moradia sustentável.

Há 10 anos a Neobambu trabalha para que toda a madeira utilizada na arquitetura e no design de interiores não saia de nossas florestas, mas de uma fonte rapidamente renovável, o bambu. Impulsionados pela demanda de projetos que visam inovação tecnológica e estética a empresa desenvolve constantemente novos materiais e superfícies, oferecendo ao mercado nacional de revestimentos materiais versáteis, naturais e modernos.

Agenda

Al Gabriel Monteiro da Silva, 1280 – Jd. América | São Paulo

10 a 13 de agosto de 2016 | Quarta a sexta: 10 às 19hs | sábado: 10 às 14hs

Outras publicações

Senador Otto Alencar defende vaquejada como patrimônio imaterial e denuncia agressões de ativistas Senador Otto Alencar defende vaquejada como patrimônio imaterial. Durante reunião deliberativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Se...
Feira de Santana: Distrito de Bonfim de Feira comemora edição 2016 do 7 de setembro com desfile da Fanfarra Amor por Bomfim FAMAB desfilou no Distrito de Bonfim de Feira em Feira de Santana. A Independência do Brasil foi comemorada nesta quarta-feira, 7 de setembro, em Bo...
Dança, música, teatro e Parada LGBT animam final de semana em Feira de Santana Programação de cultura e lazer abrange diferentes aspectos da comunidade de Feira de Santana. Uma programação cultural variada estará à disposição d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br