Regata Aratu-Maragogipe valoriza o turismo náutico na Bahia

Edição 2016 da Regata Aratu-Maragogipe.

Edição 2016 da Regata Aratu-Maragogipe.

A tradicional regata Aratu-Maragogipe acontece neste fim de semana com a participação de centenas de velejadores procedentes da Bahia, além de outros estados e países. A largada acontece no sábado (20/08/2016), nas proximidades da Ilha de Maré, de onde eles seguem navegando pela Baía de Todos-os-Santos. Os participantes vão percorrer águas próximas da Ilha de Itaparica, Ilha dos Frades e Reserva Ambiental Ilha do Medo, até alcançar a Barra do Paraguaçu.

Grande número embarcações como veleiros de oceano, escunas à vela e os tradicionais saveiros são esperados pelos organizadores da regata, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) por meio da Bahiatursa.

Em edições anteriores, o evento atraiu os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov e Julio Estevez, entre outros. Desta vez, a expectativa é que mais de 500 embarcações, incluindo francesas, argentinas e norte-americanas, acompanhem o exclusivo percurso entre o mar da Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu.

Ocupação hoteleira

Os velejadores participam também da festa de São Bartolomeu, que acontece na cidade de Maragogipe, linha de chegada da regata. Os festejos incluem música, religiosidade, gastronomia e artesanato do Recôncavo Baiano. A cidade deve receber dez mil visitantes, de acordo com a prefeitura municipal.

A movimentação de turistas faz a alegria dos comerciantes do município. No Hotel Maragojipe, com 64 apartamentos, as reservas antecipadas garantiram 100% da ocupação. Na pousada Oxumaré, o gerente Adalberto Soares registra 72% de ocupação, mas espera chegar a 100% com as reservas de última hora.

Maragojipe é uma das 18 cidades que serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), com investimentos nos segmentos náutico e cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos.

Outras publicações

Olimpíadas 2012 | Dupla masculina do vôlei de praia, Alison e Emanuel, conquista medalha para o Brasil Alison e Emanuel fizeram partida emocionante contra os alemães na final do vôlei de praia. | Foto de Washington Alves Não foi o resultado que nenhum...
Governador Jaques Wagner visita obras de requalificação da Feira de São Joaquim A requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador, vai transformar um dos principais centros de abastecimento da Bahia em atrativo para os turista...
Governador Rui Costa firma parceria com ANTT para uso de fibra ótica das BRs 324 e 116 Governador Rui Costa firma parceria com ANTT. Um compromisso do governador Rui Costa é levar fibra ótica a todas as regiões da Bahia. A maneira mais...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br