Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Lauro de Freitas

Rastreamento do Câncer de Mama em Lauro de Freitas.

Rastreamento do Câncer de Mama em Lauro de Freitas.

A primeira etapa do Rastreamento do Câncer de Mama atende 180 mulheres por dia em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), até o dia (27/08/2016). Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, são beneficiadas com a realização gratuita do exame de mamografia. O atendimento acontece na Praça João Tiago dos Santos, no centro da cidade.

Para Jocélia de Jesus, 50 anos, moradora da Vila Mar, além do benefício de ser atendida de forma gratuita, o Rastreamento do Câncer de Mama evita o transtorno das filas dos postos de saúde. “Eu já tinha passado pelo posto de regulação e teria que chegar de madrugada para conseguir uma ficha para fazer o exame. Essa oportunidade é muito boa”, afirma.

De acordo com o diretor de Programas Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. “As mulheres que precisam de exames complementares para fechar o diagnóstico passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia”, explica.

Ainda segundo o diretor, em algumas situações, caso necessário, a paciente passa por uma estereotaxia (pequena cirurgia realizada para obter amostras de tecido de áreas com alterações vistas na mamografia), no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador.

Caso confirmado o diagnóstico de câncer, a paciente é encaminhada a uma unidade de tratamento oncológico para a realização quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. “É um programa que tem início, meio e fim. A paciente tem esse primeiro atendimento e, conforme a necessidade, é encaminhada para as outras etapas, buscando atendimento integral”, acrescenta Dourado.

Saúde sem Fronteiras

Ação do programa itinerante da Sesab, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é uma ferramenta de acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O diferencial do programa é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas.

Neste mês, o programa também atende nos municípios de Rio Real (até 24 de agosto), Barreiras e Paulo Afonso (até 19 de agosto), Itaquara (15 a 17 de agosto), Cardeal da Silva (15 a 17 de agosto) e Wagner (entre 15 e 19 de agosto). Mais de um milhão de mamografias foram realizadas desde o início do programa, em 2011.

Outras publicações

Hospital Geral Clériston Andrade recebe prêmio por utilizar técnica de esterilização sustentável HGCA recebe prêmio por utilizar técnica de esterilização sustentável. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi homenageado com o Selo Verde - c...
Deputado José de Arimateia promove atos do Novembro Azul e Negro e visita ao HGE 2 Deputado José de Arimateia intensifica atividade em defesa da saúde e dos direitos humanos. Uma manhã de muita informação. Assim o idealizador da Fr...
A posição em que você dorme pode agravar o glaucoma? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo todo, depois da catarata. De acordo com a ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br