Ranking da Folha de São Paulo avalia gestão de Pompilho em Conceição da Feira como eficiente, com elevado investimento em educação, saúde e saneamento

Dados estatísticos de Conceição da Feira indicam que administração de Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio) manteve significativos investimentos em educação, investindo 12% a mais do que a média nacional.

Dados estatísticos de Conceição da Feira indicam que administração de Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio) manteve significativos investimentos em educação, investindo 12% a mais do que a média nacional.

O Jornal Folha de São Paulo disponibilizou, a partir de sábado (26/08/2016), ferramenta tecnológica com a finalidade de apresentar e analisar dados estatísticos dos municípios brasileiros. Os dados compreendem os setores da educação, saúde, saneamento, finanças, servidor por habitante e índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM).

Com relação ao município de Conceição da Feira, os dados da Folha indicam que a unidade federativa aparece na 552º posição em relação aos 5.570 municípios brasileiros. A partir do conjunto dos dados, o jornal, no quesito gestão pública municipal, atribuiu 0,535 pontos, equivalente ao conceito ‘eficiente’.

Os dados do infográfico da Folha indicam que Conceição da Feira obteve 0,640 pontos, na avaliação do setor da educação, a média no Brasil é de 0,590; na saúde foram atribuídos 0,549 pontos, a média no Brasil é de 0,500 pontos; no saneamento básico foram atribuídos 0,523 pontos, a média no Brasil é de 0,567 pontos; e no quesito receita total foram atribuídos 0,084 pontos, a média no Brasil é de 0,166 pontos.

O município de Conceição da Feira apresenta número reduzido de servidores por habitante. Foram computados 3,9 servidores a cada 100 habitantes, enquanto a média no Brasil é de 5,1 servidores a cada 100 habitantes.

De acordo com o ranking de eficiência dos municípios, o jornal indica que o Poder Legislativo municipal de Conceição da Feira recebe recursos financeiros similar à média nacional, ou seja, o Poder Executivo repassa para o Poder Legislativo 4% das receitas.

O Jornal Folha de São Paulo indica que na educação, a administração do prefeito Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio), em Conceição da Feira, investe significativamente a mais do que a média das demais gestões de outros municípios brasileiros, ou seja, o município investe 44% da receita com educação, enquanto a média nacional é de 32%; na saúde o investimento é menor do que a média nacional, a administração municipal destina 21% da receita para saúde, enquanto a média nacional é de 24%.

Confira outros dados estatísticos de Conceição da Feira

População (2015): 22.448

Área: 162,88 km²

IDHM (2010): 0,634

PIB (2013): R$ 157.692.722

Educação (2010) | Crianças de 0 a 3 anos na escola: 21%; Crianças de 4 e 5 anos na escola: 98%

Saúde | Cobertura por equipes de atenção básica (2013): 98%; Médicos por 1.000 habitantes (2014): 0,8

Saneamento (2010) | Atendimento de água: 82%; Coleta de lixo domiciliar: 72%; Cobertura de esgoto: 4%

Finanças (2013) | Receita total per capita: R$ 1.588

Baixe

Dados estatísticos do IBGE sobre Conceição da Feira

Outras publicações

Estação de Tratamento de Água de Conceição da Feira voltou a operar Após reparos nos equipamentos elétricos, afetados pelo blecaute da noite de ontem, a Estação de Tratamento de Água de Conceição da Feira voltou a func...
Eleições 2016 – Conceição da Feira: Raimundo da Cruz Bastos é reeleito prefeito Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio) foi reeleito prefeito de Conceição da Feira. Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio, PSD) foi reeleito prefeito de Con...
Conceição da Feira comemora 89 anos de emancipação Vista aérea do Loteamento Bom Viver em Conceição da Feira. O município de Conceição da Feira completa 89 anos de emancipação político administrativa...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.