Pesquisa revela que Salvador experimenta intensa expansão no uso da bicicleta

Estação de bike da Ribeira, em Salvador.

Estação de bike da Ribeira, em Salvador.

Salvador vem sentindo o crescimento exponencial do número de ciclistas no dia a dia da cidade e uma recente pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) comprova esse sentimento. De acordo com dados coletados pela pesquisa, que analisou o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas em Salvador, este ano houve um acréscimo de 50% na utilização das bikes compartilhadas em comparação ao mesmo período em 2015. O Cebrap apontou a requalificação das orlas, assim como a criação de ciclovias e calçadões como os principais agentes motivadores da ampliação do número de viagens.

Além da ampliação da infraestrutura, ações de incentivo ao uso da bicicleta são vistas como essenciais no aumento de usuários, assim como a melhoria da relação entre motoristas e ciclista no trânsito. As famosas “laranjinhas” e “azuzinhas” – como são chamadas as bicicletas dos sistemas compartilhados atuantes na cidade – são utilizadas por mais de 160 mil pessoas, fazendo com que uma média de 237 toneladas de CO² tenha deixado de ser lançado no meio ambiente desde o início de suas utilizações, de acordo com a pesquisa realizada pelo Cebrap. A pesquisa revelou também que atualmente o sistema já realizou mais de 660 mil viagens em seus três anos. E cerca de 46% das viagens realizadas são de mais de 2 km. Em 2015, viagens superiores a essa distância era de apenas 29%.

Atualmente, Salvador possui 40 estações de compartilhamento e 400 bicicletas dentro deste sistema e mais 40 utilizadas apenas nos finais de semana. Isso aAlém das 60 bicicletas do Sistema Bike Turista, instalados em 12 hotéis da cidade, englobando toda orla atlântica e mais o Centro Histórico.

Cultura – A melhoria da infraestrutura para bicicletas é essencial para que os ciclistas surjam na cidade, e isso vem sendo feito. O sistema cicloviário teve uma ampliação relevante nos últimos três anos, passando de 13 km, em 2013, para 100 km hoje. Porém, essa não foi a única iniciativa realizada pela gestão pública do município. Foi lançado em 2013 um projeto voltado apenas paras questões das bicicletas, e de lá para cá o Movimento Salvador Vai de Bike, como é chamado, tem realizado centenas de ações que foram cruciais para a mudança cultural dos soteropolitanos em relação às bicicletas.

Entre as ações mais importantes estão os passeios e eventos realizados rotineiramente, muitos em apoio a causas importantes da sociedade civil, como saúde, cidadania e cultura, celebração de datas comemorativas e a incorporação da bicicleta no calendário de eventos da cidade. Cerca de 60 eventos por ano acontecem na cidade com a temática da bicicleta, envolvendo milhares de pessoas.

Conscientização – Campanhas, fóruns e cursos de capacitação são realizados periodicamente, a exemplo do projeto “Motorista Vá de Boa”, dedicado aos profissionais do transporte coletivo e de táxi, usando recursos que simulam a realidade do trânsito, além de ações de conscientização aos usuários de carros e também aos ciclistas, distribuição de adesivos, materiais de comunicação e itens de segurança. Isso vem promovendo uma nova consciência no trânsito, com respeito mútuo, gerando ainda mais confiança àqueles que pretendem pedalar na cidade.

Outra iniciativa importante é a instalação de ciclofaixas de lazer e turismo em pontos estratégicos da cidade aos domingos e feriados. Também em parceria com diversos coletivos de ciclistas, o Salvador Vai de Bike realiza semanalmente um programa de formação de ciclistas adultos. A iniciativa, além de formar novos usuários, também conscientiza quanto à conduta de segurança.

São realizados, semanalmente, em diferentes bairros da cidade, os Minicircuitos de Bike, ação importante de mobilização das crianças para uso da bicicleta. Além de uma opção a mais para o lazer das crianças, os meninos e meninas aprendem durante a ação ensinamentos sobre conduta de segurança e a conscientização para o melhor uso da bicicleta.

Outras publicações

Serviços de Atendimento Judiciário dos SACs de Salvador passam a emitir segunda via de certidões As emissões de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito já podem ser feitas nos Serviços de Atendimento Judiciário (SAJs) dos postos...
Seminário discute, em setembro, situação de moradores de rua Nos dias 16 e 17 do próximo mês de setembro de 2010 será realizado, em Salvador, o primeiro seminário sobre políticas públicas para a população em sit...
Olimpíadas 2012 | Pugilista brasileiro, Esquiva Florentino, vence na categoria peso médio e estar a uma vitória da medalha Pugilista brasileiro, Esquiva Florentino, vence na categoria peso médio e estar a uma vitória da medalha. | Fonte: Daniel Ramalho Depois de Robenils...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br