Parecer que pede cassação do mandato de Eduarco Cunha é lido no plenário da Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados. Parecer do Conselho de Ética que recomenda a cassação de Cunha é lido.

Plenário da Câmara dos Deputados. Parecer do Conselho de Ética que recomenda a cassação de Cunha é lido.

O parecer do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados favorável à cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar foi lido hoje (08/08/2016) no plenário da Casa.

A leitura do parecer foi feita pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que presidia os trabalhos, logo após o início da sessão, às 14h. Com isso, abre-se o prazo de duas sessões no plenário para que o parecer entre na pauta da Casa. A partir daí, o processo passa a ter preferência sobre as demais matérias, mas não tranca a pauta.

Mesmo com a leitura, a data de votação será definida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disse que antes vai consultar os líderes partidários.

O processo pedindo a cassação do mandato de Cunha no Conselho de Ética foi aprovado, em junho, por 11 a favor e 9 contra. Para o conselho, o peemedebista mentiu em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, sobre a existência de contas bancárias de sua propriedade no exterior.

Pouco antes do recesso parlamentar, em julho, o texto já estava pronto para ir ao plenário. Mas vários recursos e manobras adiaram o procedimento. Deputados apontaram diversas manobras de Cunha para escapar de uma possível cassação.

A leitura foi comemorada por alguns parlamentares que pediram que a votação ocorra o mais breve possível. “A partir de agora nós temos que marcar a data. E o plenário soberanamente vai decidir no voto. Queremos dar um desfecho a uma situação tão grave”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).

Outras publicações

Ministro do STF manda desbloquear contas de Marcelo Odebrecht O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio determinou o desbloqueio das contas do empresário Marcelo Odebrecht. O ministro do Suprem...
Há uma tentativa de criminalização do PT e de Lula, afirma sendador Humberto Costa Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e senador Humberto Costa. Senador qualificam como fascistas os servidores federais denunciam sem provas. Líd...
Fazer pirotecnia não é investigar, denuncia ex-presidente Lula Maior líder popular desde Getúlio Vargas, ex-presidente Lula é vítima de elementos do Estado Fascista. História é repleta de exemplos de como opera o...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br