Para senadora Lídice da Mata, o processo de impeachment é um “golpe parlamentar”

Para senadora Lídice da Mata, o processo de impeachment é um "golpe parlamentar" que visa à retirada de direitos trabalhistas e a entrega do patrimônio público, como o petróleo da camada pré-sal.

Para senadora Lídice da Mata, o processo de impeachment é um “golpe parlamentar” que visa à retirada de direitos trabalhistas e a entrega do patrimônio público, como o petróleo da camada pré-sal.

Na resposta à senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou que em meio à crise procurou poupar os programas sociais de cortes mais profundos. Ela aproveitou para criticar o presidente interino, Michel Temer, pela apresentação ao Congresso da chamada “PEC do teto”, que determina que os gastos públicos estarão sujeitos apenas à correção inflacionária por 20 anos.

Para Dilma, a proposta, se aprovada, levará na prática a fortes cortes de investimentos em áreas como educação e saúde, devido ao fato de a população ainda ser em grande parte jovem e por atrasos ainda existentes em setores como ciência e tecnologia e no sistema educacional como um todo. A presidente afastada criticou Temer também por, no seu entender, já estar tomando decisões que levarão ao fim do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), à redução de dotações às universidades e a cortes na abrangência do programa Universidade para Todos (Prouni) e no financiamento estudantil (Fies).

Para Lídice, o processo de impeachment é um “golpe parlamentar” que visa à retirada de direitos trabalhistas e a entrega do patrimônio público, como o petróleo da camada pré-sal.

Outras publicações

Senador Renan Calheiros diz que há “forçação na expressão anistia de caixa 2” Senador Renan Calheiros defendeu que sejam ampliadas as medidas de combate à corrupção. O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu hoje (24/1...
Presidenta Dilma Rousseff troca comando do Itamaraty e conclui reforma ministerial Mauro Luiz Lecker Vieira. Embaixador do Brasil nos EUA será novo ministro das Relações Exteriores. A presidenta Dilma Rousseff concluiu hoje (31/12/...
Presidente do DEM na Bahia compara equipe econômica de Dilma Rousseff com ministério da salvação de Fernando Collor José Carlos Aleluia critica formação do governo Rousseff e lembra participação do DEM no governo Fernando Collor. O presidente estadual do Democrata...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.