Ouro no boxe, Robson Conceição é recebido com festa e mocotó em Salvador

Com a medalha de ouro nas mãos, o campeão olímpico Robson Conceição dá entrevista na chegada a Salvador.

Com a medalha de ouro nas mãos, o campeão olímpico Robson Conceição dá entrevista na chegada a Salvador.

Dezenas de amigos, parentes e admiradores do lutador Robson Conceição receberam hoje (18/08/2016) o atleta na volta a sua terra natal, Salvador, com uma medalha de ouro inédita na bagagem, conquistada na categoria ligeiro do boxe na Rio 2016.

Após a conquista na última terça-feira (16), o boxeador cumpriu agenda de entrevistas no Rio de Janeiro e finalmente pode voltar para casa para abraçar a torcida baiana. No desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador, o medalhista foi ovacionado com gritos, aplausos e muita emoção.

“Agradeço a todo mundo que torceu por mim e pelo apoio da minha família. Agora eu trouxe o ouro, que é do Brasil, da Bahia e de São Caetano [bairro onde mora]”, comemorou o campeão, levado nos braços dos amigos.

O treinador do campeão olímpico, Luiz Dorea, se emocionou ao falar do orgulho que sente de Robson e destacar que o título não é apenas do atleta e de sua equipe, mas “de toda a Bahia “.

“Estou muito emocionado por mais uma grande conquista para o boxe na Bahia, mas não estou surpreso, porque ele foi preparado para o ouro. Estou muito agradecido a Deus, porque melhor momento não poderia ter, com uma olimpíada no Brasil, e essa medalha inédita, com um campeão olímpico”, disse o professor.

A esposa do atleta, Érica Matos, que acompanhou as lutas no Rio mas voltou antes a Salvador para preparar recepção ao marido, disse que Robson não é campeão apenas no ringue, mas em casa também.

“Ele é merecedor por toda a dedicação. Na luta final eu já sabia que ele seria campeão, porque ele me passou bastante confiança, porque ele disse que seria campeão e eu já esperava essa vitória. Quando levantaram o braço dele, eu comemorei com a nossa filha e minha sogra. Agora ele entrou para a história sendo o primeiro medalhista olímpico do país no boxe”, disse a companheira de Robson, que também é atleta do mesmo esporte.

Amor de avó e prato típico

Minutos antes do desembarque, a avó do campeão chegou para se juntar aos familiares e amigos. Dona Neusa Donato, 63 anos, contou que não gosta de assistir às lutas por causa da preocupação com os golpes, mas não escondeu a ansiedade para ver o neto e dar “apenas um beijo e um abraço”.

“Abraço de vó, amor, carinho de vó. Estou feliz por ele ser um menino determinado, porque corre atrás do que quer. Ele é um ótimo filho, neto, marido e pai”, declarou orgulhosa a matriarca da família de Robson Conceição.

Na chegada de Robson, um tumulto entre fãs, familiares, amigos e imprensa se formou. Foi necessário um cordão de policiais militares, que acompanharam o atleta do desembarque até o carro do Corpo de Bombeiros em que o campeão desfilou pelas ruas de Salvador até a Governadoria do Estado.

No local, foi recebido e homenageado pelo governador Rui Costa, que aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de um centro de treinamento de boxe, cujas obras estão previstas para o ano que vem. Após a cerimônia, Robson seguiu no comboio até o bairro Boa Vista de São Caetano, no subúrbio da cidade, onde cresceu e iniciou a carreira de pugilista.

No bairro, o atleta foi recebido pelos vizinhos e familiares, que prepararam uma festa de recepção. Cansado e faminto, Robson revelou estar ansioso para comer o mocotó [prato tradicional preparado com extremidades do boi], feito por uma tia.

*Com informação da Agência Brasil.

Outras publicações

Corregedoria indicia seis pessoas pro crime de extorsão na Pituba em Salvador Seis pessoas foram indiciadas pelo crime de formação de quadrilha no episódio ocorrido, no dia 2 de março deste ano, no bairro da Pituba, em Salvador,...
Salvador: Fala Escritor começa 2011 comentando sobre incentivo à leitura Projeto traz palestra com o jornalista Paulo Oliveira, lançamentos dos livros do projeto Valdeck Almeida de Jesus, apresentação musical com Carlos Bar...
Faculdade Ruy Barbosa oferece orientação jurídica para população carente de Salvador A Faculdade Ruy Barbosa mantém um convênio com o Tribunal de Justiça para o funcionamento do Balcão de Justiça e Cidadania, nos bairros do Nordeste de...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br