Neojiba realiza turnê na Europa com mais de 100 integrantes

Programa Neojiba.

Programa Neojiba.

A excelência musical praticada pelo Programa Neojiba poderá ser prestigiada nas principais salas de concerto da Europa. Sob a regência do maestro Ricardo Castro, 104 jovens, com idade entre 14 e 29 anos, participam de turnê internacional de 26 de agosto a 13 de setembro de 2016, com passagem pela Suíça, França e Itália. A Turnê Europa 2016 será a sexta viagem ao exterior da Orquestra Juvenil da Bahia (Osba), principal formação do programa, em nove anos de existência, e a segunda com todas as despesas pagas por promotores estrangeiros.

“Vamos nos apresentar como orquestra regente. Isso significa que vamos nos apresentar no mesmo local mais de um dia e não poderemos repetir as apresentações. Cada dia será algo novo. Os nossos músicos estão preparados para fazer bonito em outro continente”, afirma o maestro Ricardo Castro, diretor artístico do Neojiba.

Ao todo, serão apresentados 11 concertos. A Osba levará para a turnê um extenso e exigente repertório com obras como os Choros nº 6 de Heitor Villa-Lobos, o Concerto para Violino de Beethoven, o Concerto para Piano e Trompete nº 1 de Shostakovich e a Sinfonia nº4 de Tchaikovsky.

Para os jovens alunos e multiplicadores responsáveis pela disseminação do modelo social e pedagógico do Neojiba, a turnê é uma forma de valorização do trabalho. “A turnê é muito mais do que simplesmente chegar e tocar. Para nós, é uma experiência fantástica. Nós estamos representando a juventude da Bahia no exterior. Depois que o Neojiba foi lançado, o estado passou a ser visto de uma maneira diferente lá fora”, destaca o trompista Uriel Borges, 19 anos.

Transformação social

O Neojiba é um programa social que tem mudado a vida de muitos baianos a cada partitura ensinada. Instrumentos de corda, sopro e percussão dão o tom do futuro de seus integrantes. O programa, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), desenvolve trabalho social nos seus dez núcleos de prática orquestral e coral, além de apoiar projetos musicais comunitários em mais de 30 cidades da Bahia. Através da arte, a iniciativa tem transformado contextos e ampliado a esperança de jovens baianos.

“Os jovens recebem todo acompanhamento psíquico-social. Têm a oportunidade de estudar o que amam e correr atrás dos seus sonhos. A música e a educação estão conectados. Os integrantes do projeto são comprometidos nos estudos. Muitos conseguiram aprovação no Enem e em universidades públicas”, afirma o secretário de Justiça, Geraldo Reis.

Do Nordeste de Amaralina para o mundo. Esta será a primeira viagem ao exterior do violoncelista Caio Soares, 16. Há três anos, antes de entrar no programa, Caio não acreditava que era possível ganhar a vida com música clássica. “Sem dúvida, é a realização de um sonho. A gente, que vem de bairros mais humildes, acaba achando que esse tipo de coisa é uma realidade distante. Estou muito feliz de ter a oportunidade de ir para a Europa”.

Outras publicações

Com investimento de R$ 90 milhões, governador Rui Costa entrega Hospital Geral do Estado 2 Secretário Fábio Vilas-Boas visita instalações internas do Hospital Geral do Estado 2. O governador Rui Costa entrega à população baiana o Hospital ...
Carlos Martins assume comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia Carlos Martins e Manuel Ribeiro em cerimônia de transmissão do cargo. O novo secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, recebeu do engenh...
Lívia Milena lança Olhos de Pagu na Livraria Cultura do Salvador Shopping A cantora Lívia Milenna realiza um pocket show de lançamento do CD Olhos de Pagu, no próximo dia 17 de fevereiro de 2011, às 19h, no Teatro Eva Hertz,...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br