Morosidade da Prefeitura de Salvador prejudica ritimo das obras do metrô

Andamento das obras da linha 2 do Metrô – Estação Detran – Salvador. Projetos urbanístico e paisagístico aguardam parecer da Prefeitura de Salvador.

Andamento das obras da linha 2 do Metrô – Estação Detran – Salvador. Projetos urbanístico e paisagístico aguardam parecer da Prefeitura de Salvador.

Em nota, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) esclarece que, diferentemente do que foi afirmado pelo secretário de Urbanismo do Município de Salvador, não há “desinformação ou intuito de enganar” sobre as passarelas e projetos do metrô.

O projeto de referência da licitação do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas já previa a necessidade de um projeto paisagístico e urbanístico para a Avenida Paralela. Em julho de 2015, o projeto paisagístico foi apresentado à Prefeitura e, após, os ajustes solicitados pela Sucom e Fundação Mario Leal Ferreira, ele foi protocolado em fevereiro desse ano. No entanto, até o momento, a concessionária não obteve nenhuma reposta do Município. Já em relação ao projeto urbanístico, após esclarecimentos, ele foi protocolado novamente em junho e também ainda não houve qualquer manifestação da Prefeitura.

Os projetos de paisagismo e urbanismo da Linha 2 preveem uma ciclovia e uma pista de Cooper ao longo de toda avenida, acessibilidade, além de outros equipamentos, como bicicletários nas estações. As duas lagoas serão preservadas e o canteiro central terá cinco vezes mais árvores do que antes das intervenções do metrô.

Passarelas

As discussões acerca do padrão das passarelas nas estações do metrô começaram em setembro de 2015 passado, antes da conclusão da Estação Bonocô. Posteriormente, a empresa concessionária do metrô apresentou à Prefeitura um projeto arquitetônico que contemplassem o padrão do Município e os novos requisitos das normas federais de acessibilidade, entre as quais, a inclinação mais suave das rampas e a instalação de patamares de descanso, intercalados entre as rampas.

Em março, o projeto obteve aprovação conceitual por parte da Prefeitura Municipal, mas o relatório técnico apresentado pela Secretaria de Manutenção foi recebido somente em 2 de agosto de 2016. Esse atraso levou a concessionária a solicitar a aprovação de uma passarela adaptada (provisória) para a Estação Detran.

Outras publicações

Vereadores e entidades entram no MP com representação contra a Louos de Salvador Lideranças do município de Salvador ingressam com representação contra a Louos. Na tarde de segunda-feira (25/07/2016), as vereadoras Aladilce Souza...
Secretário de Comunicação de Salvador renúncia e João Henrique se encontra perdido do ponto de vista administrativo e político O secretário de Comunicação de Salvador, André Curvelo, renunciou em caráter irrevogável ao cargo. Após a conturbada administração do prefeito João H...
Editorial: ACM Neto, a idílica construção do super-homem e a tentativa de mascarar uma relação histórica com o autoritarismo ACM Neto vestido de Super-homem. A ficção contrasta com a realidade histórica de um político que representa as forças do conservadorismo/reacionário....

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br