Jornalismo do Grande Bahia na vanguarda dos debates públicos: o editorial, e a reação do STF a clivagem da Força-tarefa da Lava Jato

Jornalismo do Grande Bahia na vanguarda dos debates públicos. Matéria da Folha de São Paulo confirma concretude das análises do cientista social Carlos Augusto.

Jornalismo do Grande Bahia na vanguarda dos debates públicos. Matéria da Folha de São Paulo confirma concretude das análises do cientista social Carlos Augusto.

De autoria de Mônica Bergamo, matéria veiculada hoje (23/08/2016) no Jornal Folha de São Paulo cita avaliação do ministro Gilmar Mendes sobre o recente episódio envolvendo a Força-tarefa da Lava Jato, a mídia reacionária e a tentativa de clivar o Supremo Tribunal Federal (STF).

No domingo (21), com o título ‘Editorial: a Força-tarefa da Lava Jato, a tese para um crime e a clivagem do Supremo Tribunal Federal’, o Jornal Grande Bahia publicou densa analise sobre as relações de poder que se manifestam na República. O editorial foi assinado pelo cientista social e jornalista Carlos Augusto.

No texto publicado pela Folha de São Paulo, conceitos utilizados pelo Jornal Grande Bahia são reificados na avaliação do ministro Gilmar Mendes, a exemplo dos conceitos de totalitarismo e absolutismo. Os conceitos foram empregados por Gilmar Mendes ao se referir às práticas dos procuradores do Caso Lava Jato.

A sincronia da análise do Jornal Grande Bahia com a factualidade dos episódios evidencia a capacidade que o veículo de comunicação e o cientista social têm em analisar o contexto político nacional através do distanciamento intelectual dos atores.

Confira reportagem da Folha de São Paulo: ‘Vazamento de citação a Toffoli em delação abre crise entre STF e MPF’

O vazamento de informações que envolvem o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), na delação da OAS abriu uma crise entre a corte e o Ministério Público Federal. O ministro Gilmar Mendes diz que os magistrados podem estar diante de “algo mórbido que merece a mais veemente resposta”.

DO BEM

Além de defender que seja investigada a possibilidade de os próprios procuradores terem vazado a citação a Toffoli, Mendes faz críticas contundentes a algumas das dez propostas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. “Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”

PODER TOTAL

Segue Mendes: “Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”.

ALVO CERTO

Sobre a citação a Toffoli feita pela OAS, ele afirma: “Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.

LINHAS TORTAS

Para Mendes, decisões de Toffoli que davam liberdade a réus da Lava Jato e que fatiavam as investigações “contrariaram [os procuradores] a tal ponto que alguns deles chegaram a escrever um artigo na Folha [em 3 de julho] achincalhando o ministro”.

Outras publicações

Diretor do Jornal Grande Bahia recebe certificado de jornalismo da Universidade de Austin Carlos Augusto conclui curso 'Introdução ao Jornalismo 2.0 – Oportunidades e Desafios na Era Digital', ministrado pelo Centro Knight para o Jornalism...
Liminar autoriza livre movimentação de bens de ex-administradores da Construtora OAS Ministro Marco Aurélio concede liminar. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para autorizar a livre m...
Associação dos Magistrados Brasileiros emite nota contestado iniciativa da defesa do ex-presidente Lula Ex-presidente Lula recorre à ONU e diz ser perseguido pelo juiz Sérgio Moro. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), manifestou, por meio de...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br