Itabuna sedia encontro de lideranças cooperativistas

Cartaz anuncia Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano.

Cartaz anuncia Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano.

Na sexta-feira (12/08/2016), Itabuna recebe o Lidercoop, Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano, um dos eventos estrategicamente mais importantes para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Na oportunidade, lideranças cooperativistas da região Sul, se reunirão para debater sobre as realidades regionais, execução das estratégias do cooperativismo baiano e a integração do sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável. O Encontro será realizado no Salão de Eventos da Unicred Região Sul da Bahia, rua Firmino Alves, 110 – Centro – Itabuna.

Este ano, o evento terá como tema “Boas práticas de Governança Cooperativa e capitalização como pilares da sustentabilidade das cooperativas”, objetivando debater como as lideranças cooperativistas estão gerindo seus negócios, além de discutir como a adoção das boas práticas de governança e capitalização são  fundamentais para o sucesso e a perenidade das cooperativas, seja qual for seu ramo de atuação e tamanho da cooperativa, principalmente no que se refere a segurança e ao retorno aos cooperados.

Responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, as cooperativas baianas ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. No entanto, a profissionalização da gestão, a conquista da competitividade e a ampliação dos mecanismos de transparência, são desafios de todo o sistema cooperativista, de acordo com Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior.

Para Tecchio, o encontro deste ano terá o número de participantes ampliados, dando assim mais foco a questão estratégica para o desenvolvimento do cooperativismo, levando experiências e informações para reflexão dos participante e posterior aplicação no âmbito das cooperativas.

O encontro já foi realizado em Luís Eduardo Magalhães no dia 15 de julho, em Salvador (22.07), Irecê (29.07) e em Vitória da Conquista (05.08). Na próxima semana o evento seguirá para o seu último encontro de2016, na cidade de Feira de Santana (19.08).

Confira a programação

08:00 – Recepção dos participantes.

09:00 – Abertura – Cergio Tecchio, Presidente da OCEB.

09:15 – Apresentação e debates com o tema: Boas práticas de Governança e Gestão nas cooperativas – Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere.

10:30 – Apresentação e debates com o tema: Formação patrimonial e capitalização como sustentabilidade da cooperativa – Cergio Tecchio.

12:00 – Apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2015, e apresentação de proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos – Cergio Tecchio.

13:30 – Avaliação e encerramento.

14:00 – Almoço.

Outras publicações

Carlos Burgos articula o afastamento da Ativa Propaganda do governo de Itabuna para emplacar a Link, empresa pertencente a um de seus genros Conhecido devido as suas constantes e inoportunas intervenções na atual administração do governo municipal de Itabuna, o secretário da Fazenda, Carlos...
Falsários são surpreendidos e presos por policiais Rodoviários em Itabuna Policiais Rodoviários Federais do GPE (Grupo de Pronto Emprego) de Itabuna/BA em fiscalização no Km 549, da BR 101, por volta das 12:15 hs., do dia 07...
Deputado José de Arimateia parabeniza Itabuna pelos 106 anos de emancipação Deputado José de Arimateia parabeniza Itabuna. Nesta quinta-feira (28/07/2016), o município de Itabuna completa mais um ano de existência. Para marc...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br