Governo da Bahia entrega sistema viário Águas Claras/Cajazeiras em setembro de 2016

Governo entrega sistema viário Águas Claras-Cajazeiras em setembro.

Governo entrega sistema viário Águas Claras-Cajazeiras em setembro.

O novo sistema viário Águas Claras/Cajazeiras está em fase de conclusão e deve ser entregue pelo Governo do Estado em setembro. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes – já duplicada pelo Governo – e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã a Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

As novas vias, que serão inauguradas pelo governador Rui Costa em setembro e vão desafogar o trânsito na região, fazem parte das ações do plano de mobilidade do Governo do Estado, desenvolvido para a capital andar melhor.

Nesta etapa da obra em Águas Claras, a Conder – empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) -, trabalha na finalização dos serviços de urbanização e infraestrutura.

Com investimento de R$ 50 milhões, oriundos do Ministério das Cidades do governo federal, e com contrapartida estadual, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 km, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, no bairro de Águas Claras.

Possui, ainda, um conjunto de vias totalizando 4,2 km, dispondo de alças de acesso à BR-324 e um acesso ao sistema de transporte (BRT), além de ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo.

Segundo o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, aproximadamente 90% dos serviços já estão concluídos e vão beneficiar quem mora e trafega por Águas Claras e também milhares de baianos, que utilizam diariamente a BR-324, além de facilitar o acesso a Cajazeiras, à Via Regional, e à BA-528 (Estrada do Derba).

“Com a entrada em operação desse trecho, conseguiremos resolver o problema crônico dos engarrafamentos no local, criando alternativas para o fluxo de veículos que disciplinam o trânsito”, ressalta Silva. Ele cita ainda a valorização dos imóveis na lista dos benefícios trazidos pelas novas vias.

A expectativa é que essa região da capital se transforme em um grande ponto de integração dos diferentes modais de transporte, uma vez que, recentemente, foi lançada a licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras.

Outras publicações

Com protestos da oposição, deputados aprovam reforma administrativa proposta pelo governador eleito Rui Costa Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Deputados aprovam reforma administrativa. Na sessão plenária desta quarta-feira (10/12/2014), a maioria dos ...
Deputado José Carlos Aleluia critica aumento do ICMS dos combustíveis José Carlos Aleluia: “Rui bota pimenta nas maldades de Dilma com aumento do ICMS dos combustíveis”. “O governador Rui Costa está botando pimenta nas...
Governador eleito apresenta proposta de reforma administrativa com previsão de economia de R$ 200 milhões Governador eleito Rui Costa explica que a reforma administrativa moderniza o Estado e prevê redução do número de secretarias, corte de cargos e econo...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br