Governador Rui Costa inaugura em Vitória da Conquista maior UPA do interior do estado

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no município de Vitória da Conquista.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no município de Vitória da Conquista.

Governador Rui Costa inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no município de Vitória da Conquista.

Governador Rui Costa inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no município de Vitória da Conquista.

Um passo importante para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do Estado. Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a maior do interior da Bahia até então, foi inaugurada nesta segunda-feira (22/08/2016), pelo governador Rui Costa, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Com funcionamento em tempo integral e capacidade de até 450 atendimentos diários, a unidade de saúde fez parte de uma série de ações realizada pelo Governo do Estado no município, como a autorização de convênio para produção de medicamento para tipos de câncer, a entrega de viaturas para a polícia e a liberação de funcionamento para o conjunto penal da cidade.

Somadas a obra e os equipamentos, a UPA teve um investimento de R$ 5,6 milhões e deve contribuir significativamente para descentralizar a assistência de baixa complexidade e descongestionar o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), concentrando os atendimentos de urgência e emergência. As instalações no bairro Jardim Alvorada foram visitadas pelo governador, que elogiou a estrutura e reforçou a importância dessa entrega.

“A UPA melhora muito o perfil de atendimento do hospital, liberando pacientes de baixa complexidade. Com isso nós vamos atender com mais dignidade o povo de Conquista e região. Esses investimentos se complementam com outros numa estratégia de regionalizar a saúde. Estamos montando no entorno de cidades como Vitória da Conquista uma estrutura de Saúde, inclusive com atendimento de alta complexidade, para que as pessoas não precisem viajar para Salvador e outras cidades maiores para receberem o atendimento que precisam”, destacou Rui.

Ainda na área de saúde, o Governo do Estado autorizou os entendimentos entre a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) e o laboratório Cristália, para que produzam medicamentos para o tratamento de diferentes tipos de câncer, principalmente o de mama, e da doença falciforme. Os medicamentos atenderão ao SUS em todo o país e poderão ainda ser exportados para países da América Latina.

Da saúde para a segurança pública, Rui Costa autorizou o funcionamento total do Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Depois de reformado com recursos de aproximadamente R$ 32 milhões, o complexo ganhou 746 novas vagas e vai permitir a transferência de presos de delegacias para a cadeia pública moderna e estruturada. O benefício no setor também chegou para os municípios de Barra do Choça, Planalto e Mortugaba, que receberam uma nova viatura, cada, para reforço no policiamento.

Com agenda cheia na cidade, durante a tarde Rui Costa ainda participa da inauguração do Centro POP Adulto, um espaço de referência destinado a pessoas em situação de rua e que promove o convívio grupal, além do desenvolvimento de relações sociais entre os atendidos. De lá segue para o povoado de Estiva, onde inaugura a Escola Municipal Padre Isidório.

Outras publicações

De líder para líder: “Zé Neto comete gafe”, afirma vereador feirense Antonio Carlos Atayde (Carlito do Peixe) critica deputado Zé Neto. O líder da bancada governista na Câmara, vereador Antonio Carlos Atayde (Carlito ...
Governo assina ordem de serviço para construção de frigorífico em Bom Jesus da Lapa Eduardo Salles assina contrato para construção de frigorífico. A autorização de execução da obra pela Caixa Econômica Federal e a assinatura da orde...
Governador Rui Costa convida presidente do STF para implantação da Câmara de Conciliação da Saúde Governador Rui Costa (1ª da esquerda) convida presidente do STF, Cármem Lúcia, para evento na Bahia. Estabelecer o diálogo como caminho para resolve...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br