Governador Rui Costa convoca municípios a fazerem parte da corrente do bem na saúde

Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.

Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.

O Mutirão de Cirurgias, lançado nesta segunda-feira (15/08/2016), em Salvador, durante evento com a participação de prefeitos e secretários municipais de Saúde, é o destaque do Digaí, governador! Você, que é secretário ou secretária da Saúde, [você], que faz parte da equipe de Saúde dos municípios, vamos fazer uma corrente do bem. Esta não é uma ação apenas do Governo do Estado. É uma ação que envolverá todos os municípios da Bahia, afirma Rui Costa ao falar da cerimônia que teve a presença da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.

Além do Mutirão de Cirurgias, que faz parte do programa Saúde sem Fronteiras, o governador fala no programa de rádio de outras ações previstas para esta semana: assinatura da ordem de serviço para obra em mais encostas de Salvador; entregas no município de Serrinha – incluindo a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep); e entregas, em Macaúbas, especialmente para o segmento da agricultura familiar.

Ações de Saúde

Ao enfatizar o lançamento do Mutirão de Cirurgias, Rui diz que nós vamos, ao longo de 12 meses, realizar no mínimo 13 mil cirurgias. De acordo com ele, o objetivo é fazer parceria com todos os municípios da Bahia. […] Nós iremos fazer cirurgias nos hospitais da rede estadual e nos hospitais dos municípios. Iremos começar [pelos] municípios de Ilhéus, Ipiaú, Jequié e Jaguaquara. O governador explica que, em seguida, as cirurgias serão realizadas nos municípios com maior número de cadastramento, que já foi iniciado.

Dirigindo-se à população, ele informa que a pessoa pode se cadastrar no site da Secretaria da Saúde do Estado (www.saúde.ba.gov.br). Mas o ideal é que a pessoa procure a Secretaria Municipal da Saúde. Por quê? Esse programa é para quem já tem diagnóstico e recomendação médica para fazer a cirurgia. Portanto, a Secretaria de Saúde do seu município saberá dar o encaminhamento mais adequado ao seu caso”.

Ainda no programa, Rui enfatiza que pretendemos, no período máximo de 12 meses, zerar a fila desses procedimentos na Bahia. Nós estaremos cuidando com mais carinho e mais atenção da nossa gente, e também evitando que problemas se tornem mais complicados no futuro. Segundo ele, nessas cirurgias – de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama – será utilizada a tecnologia de vídeo. O procedimento é mais seguro e a recuperação do paciente mais rápida, destaca.

Investimento

Com investimento de R$ 30 milhões, que pode crescer, a depender do número de cirurgias, o governo do Estado tomou a seguinte decisão: vamos pagar 50% a mais do que o SUS [Sistema Único de Saúde] já paga por esses procedimentos. O objetivo é estimular que as equipes médicas se empenhem para que nós tenhamos rapidamente a meta superada.

Rui cita ainda no Digaí, Governador! que o Mutirão de Cirurgias disponibiliza duas carretas para se somar à estrutura já existente nos hospitais. Por quê? Porque o hospital municipal ou estadual já tem a sua rotina de exames. Se chegasse esse volume para fazer, extraordinariamente, poderia atrapalhar o funcionamento normal do hospital. Então, duas carretas irão fazer os exames pré-operatórios.

Para isso é recomendado que as pessoas tenham os exames anteriores em mãos na hora em que forem atendidas. O chamado exame pré-operatório, que será feito nessas duas carretas, dará mais agilidade e rapidez no atendimento, garantindo um fluxo para a realização das cirurgias.

Entregas na semana

O programa de rádio também dedica espaço a inaugurações e outras em Salvador e no interior. Na quinta-feira (18), o governador assina ordem de serviço para execução de obra de contenção de encostas na capital. Para sexta-feira (19), estão previstas entregas à população de Serrinha, na região nordeste do estado, como o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Outro município a ser beneficiado com ações do Estado nesta semana é Macaúbas, localizado no centro sul. No sábado (20), o governador faz entregas que beneficiam especialmente o segmento da agricultura familiar, incluindo obras de abastecimento de água.

O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom (www.secom.ba.gov.br) e também pelo telefone 0800-071-7328.

Outras publicações

Bahia fecha ano de 2013 com mais de R$ 70 bilhões de investimentos em energia, bebidas, automóveis, mineração, logística e higiene e beleza Visa aérea do Porto de Aratu na Baía de Todos os Santos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) Apesar dos percalços da economia, a Bahia deve...
Vida Melhor entrega equipamentos a pequenos empreendedores de Feira de Santana Equipamentos do programa Vida Melhor do Governo da Bahia. Nesta sexta-feira (23/08/2013), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvim...
Aumento do ICMS causará efeito dominó na economia baiana, afirma deputado Hildécio Meireles Deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) afirmou, durante pronunciamento realizado na Casa, que o aumento do Imposto Sobre a Circulação de Mercador...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br