General Artur Costa Moura, um baiano quatro estrelas no Comando Militar do Nordeste

General Artur Costa Moura e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

General Artur Costa Moura e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Advogado Luiz Holanda, General Artur Costa Moura e desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Advogado Luiz Holanda, General Artur Costa Moura e desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, General Artur Costa Moura, desembargadora do Trabalho Ivana Mercia Nilo de Magaldi e o advogado Antônio César Carvalho de Magaldi, durante solenidade de troca do Comando Militar do Nordeste.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, General Artur Costa Moura, desembargadora do Trabalho Ivana Mercia Nilo de Magaldi e o advogado Antônio César Carvalho de Magaldi, durante solenidade de troca do Comando Militar do Nordeste.

Natural de Jequié, o General de Exército Artur Costa Moura assumiu, hoje (17/08/2016), o Comando Militar do Nordeste (CMNE), em substituição do general-de-exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

O evento de transmissão do comando ocorreu na sede do Quartel General do Curado em Recife. Durante a solenidade, representou a magistratura estadual da Bahia e a Associação Nacional de Magistrados Estaduais (ANAMAGES), o desembargador, vice-presidente Nordeste da Anamages, Baltazar Miranda Saraiva.

Nas palavras do desembargador, o ato de mudança do comando militar pode ser resumido como “histórico e magnífico”.

Além do desembargador, participaram da solenidade de transmissão de comando, o jurista baiano Luiz Holanda, a desembargadora do Trabalho Ivana Mercia Nilo de Magaldi e o esposo, advogado  Antônio César Carvalho de Magaldi. A desembargadora Gardenia Pereira Duarte, representando a Presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago.

O CMNE

Comandaram o Comando Militar do Nordeste  personalidade de destaque da carreira das Forças Aramadas, a exemplo do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Alto Comando

O General Artur Costa Moura é membro do Alto Comando do Exército (ACE) e um dos 15 generais-de-exército.

Durante estada na Bahia, em Salvador, comandou a 6ª Região Militar (Região Marechal Cantuária). Na oportunidade, além das atividades civis, desempenhou, ao lado do desembargador Baltazar Miranda Saraiva e dos demais membros da Irmandade do Senhor do Bonfim, atividades de apoio religioso à comunidade.

A trajetória do general tem início em 1975, oportunidade em que Artur Costa Moura ingressa na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende, Rio de Janeiro. Após quatro anos de graduação no ensino militar bélico, o jovem infante foi classificado no 19º Batalhão de Caçadores.

Durante a vida militar, o General Artur Costa Moura realizou diversos cursos, em um processo continuo aperfeiçoamento. Além dos cursos, cumpriu missões e atuou como comandante militar. Dedicado ao serviço, o general foi sendo condecorado, em diversas oportunidades, recebendo condecorações, a exemplo da Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial e da Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina.

Baixe

Currículo do General Artur Costa Moura – 1

Currículo do General Artur Costa Moura – 2

Outras publicações

Operação Leopoldo desarticula esquema de cobrança de propina no TJBA Fachada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ex-membros do poder judiciário são alvos de ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). O ...
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) convoca estudantes aprovados em seleção de estágio a entregarem documentos O Tribunal de Justiça da Bahia está convocando estudantes de níveis médio e superior, aprovados na seleção pública para estágio, a entregarem os docum...
TJBA informa que Semana da Conciliação ocorre de 17 a 28 de novembro de 2014 Decreto Judiciário publicado na edição de terça-feira (26/08/2014) do Diário da Justiça Eletrônico determina o período de 17 a 28 de novembro para a S...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br