Feira de Santana: Jornada de Oftalmologia do Hcoe capacita profissionais e discute novidades na área

Dr. Alex Ozores e Dr. Paulo Augusto de Arruda.

Dr. Alex Ozores e Dr. Paulo Augusto de Arruda.

Com o objetivo de promover a qualificação de profissionais na área de Oftalmologia e trocar experiências a partir de casos vivenciados nos laboratórios, o HCOE | Hospital de Olhos realizou em Feira de Santana, entre os dias 05 e 06 de agosto de 2016, a I Jornada de Oftalmologia. Especialistas de todo o Brasil participaram do evento.

Entre os temas, médicos oftalmologistas e residentes discutiram plástica ocular, doenças como glaucoma e catarata, atualidades no tratamento de alergia nos olhos, quando submeter pacientes às cirurgias e novidades na área de Oftalmologia no Brasil e no mundo. Segundo Dr. Eduardo Cunha, oftalmologista e palestrante convidado, durante sua apresentação sobre retina, a importância de discussões como essa está em “trazer os conceitos básicos para os oftalmologistas em geral e oferecer alicerces para o uso de técnicas mais modernas”.

O Hcoe acredita que o investimento em ciência e pesquisa capacita os seus profissionais a oferecerem o mais avançado e seguro tratamento nos casos atendidos pela equipe. Nesse sentido, atualizações sobre o transplante endotelial e lamelar foram trazidas pelo Dr. Victor Antunes. “As técnicas mais modernas garantem resultados mais rápidos e melhores”, pontuou ao apresentar os novos procedimentos nesse assunto.

Residentes do Programa de Especialização Médica em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica que funciona no próprio Hospital também trouxeram suas experiências de atendimento, diagnóstico e tratamento através de relatos clínicos. A troca de conhecimento com os profissionais que já atuam na área possibilita aprimorar suas técnicas e atualizar a conduta médica de acordo com o que já vem sendo realizado por todo o Brasil e fora do país.

“Uma reunião para discutir Ciência: é dessa maneira que a gente consegue mais energia para o dia a dia. Que eventos como esse se repitam”, disse Dr. Adilson Afonso. O médico especialista em catarata e referência em todo Brasil, Dr. Takashi Hida, destacou a importância do investimento em ensino para o paciente. “Um evento de alto nível, com palestrantes falando de variadas patologias como este faz com que o ensino e a ciência venha para proporcionar ao paciente a melhor forma de tratar a doença ocular que ele tem”, avaliou.

O diretor da instituição e organizador da Jornada, Dr. Alex Ozores, fez uma avaliação positiva do evento. “Nós conseguimos alcançar nosso objetivo que era um debate enriquecedor entre os médicos de fora com os oftalmos locais, de forma proveitosa para todos, principalmente os residentes. Acredito que esse tipo de Jornada deve acontecer com frequência para que possamos ter uma atualização continua da nossa profissão, oferecendo ao paciente tudo que existe de mais moderno em todo mundo”, finalizou.

 

Outras publicações

Micareta 2010 – Feira de Santana: campanha da festa será apresentada no Teatro Margarida Ribeiro Após aprovada pela Prefeitura de Feira de Santana, a campanha da Micareta 2010, 72ª edição da festa, será apresentada na terça-feira (16), às 19 horas...
SBS Livraria Internacional inaugura filial em Feira de Santana Ilustração da filial da SBS Livraria Internacional. Inauguração programada para o mês de maio. A nova unidade de Feira de Santana será inaugurada na...
Delegada Milena Calmon diz que homem morto no bairro Sim em Feira de Santana, possuía passagem pela polícia No final da tarde desta quarta-feira (03/10/2012), um homem ainda sem identificação foi assassinado com dois tiros de pistola na cabeça, quando se enc...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br