Fapesb comemora 15 anos de fundação com programação diversificada

Programação marca 15 anos de fundação da Fapesb.

Programação marca 15 anos de fundação da Fapesb.

Mais de 200 editais e chamadas públicas, dando apoio a 7.500 projetos em diversas áreas do conhecimento e mais de 30 mil bolsas de pesquisas concedidas. Em 15 anos de atuação os números apontam o crescimento das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em prol na ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos anos, a Fapesb investiu 614 milhões de reais em editais, e preocupada com a formação e qualificação de recursos humanos em C,T&I, disponibilizou cerca de 310 milhões de reais para o Programa de Bolsas.

Para celebrar estes marcos, a Fapesb comemora 15 anos de existência com uma programação diversificada no dia 25 de agosto de 2016, que conta com palestra, mesas de debates e a entrega do 2º Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. Pela manhã, a abertura do evento será feita no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, às 9h30, com a palestra “15 anos Fapesb: Resultados no fomento na criação e produção de bens e serviços inovadores”.

No Espaço Lazaretto, sede da Fundação, no bairro da Federação, acontecem, pela tarde, as mesas de debates. Às 14h tem “Divulgação Científica na Bahia: Cenário e Perspectivas”, com participação do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson Bittencourt, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), Manoel Mendonça, do Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire, e do chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho.

Às 15h30 acontece a mesa “Percepções sobre Inovação no Nordeste: Novos Passos”, com o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter, com o presidente da Associação de Jovens Empreendedores do Estado da Bahia (AJE-BA), com Rubem Delgado, da Softex, e com o Diretor de Inovação da Fapesb, Lázaro Cunha. A solenidade comemorativa de entrega do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que consagrará um (a) pesquisador (a) da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias acontece às 17h, também na sede da Fapesb.

Para o diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, a contribuição da instituição é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “Com o apoio da Fundação, os avanços no conhecimento científico se traduzem em benefícios para a população baiana com a introdução de novos produtos, processos e serviços inovadores no mercado. Graças ao trabalho da Fundação, a Bahia vem testemunhando um significativo crescimento de sua base científica, decorrente do aumento do número de bolsas de estudo, o que acontece paralelamente ao crescimento do número de cursos de pós-graduação”, disse.

Fundada em 27 de Agosto de 2001, com a missão de encurtar o caminho para a superação das desigualdades regionais e estimular o desenvolvimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação, a Fapesb é, hoje, protagonista no fomento à pesquisa no Estado da Bahia. Atualmente, a Fapesb dispõe de um novo portal, que apresenta um formato renovado e melhor navegabilidade, incluindo uma plataforma responsiva.

O Observatório Fapesb, lançado em maio, funciona como ferramenta que disponibiliza os dados referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), no período de 2012 a 2015. Há também o sistema de bolsas online, que, em tempo real, permite a consulta sobre o trabalho dos bolsistas, a vigência da bolsa e o perfil do orientador. O portal conta ainda com Transparência Fapesb, mais um esforço para tornar as informações sobre a execução orçamentária e financeira da Fundação mais acessíveis ao público.

Outras publicações

Novo edital dos Pontos de Cultura vai selecionar 150 propostas na Bahia Novo edital dos Pontos de Cultura vai selecionar 150 propostas na Bahia O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Div...
Governo da Bahia: Washington Couto assume a Secretaria da Saúde Washington Luís da Silva Couto, Jorge Solla e Marcelo Nilo. Washington Couto assume Secretária da Saúde e Jorge Solla lança pré-candidatura a deputad...
Ronda Maria da Penha é inaugurada em Feira de Santana Anúncio do projeto Ronda Maria da Penha. As mulheres de Feira de Santana vítimas de violência doméstica com medidas protetivas passam a contar, a pa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br