Eleições 2016: mulheres com idade entre 30 e 34 anos são maioria do eleitorado baiano

Cartaz destaca papel político da mulher no processo eleitoral.

Cartaz destaca papel político da mulher no processo eleitoral.

Os eleitores na faixa etária dos 30 a 34 anos são maioria entre o eleitorado baiano. A faixa corresponde a 12% dos mais de 10,5 milhões de eleitores considerados aptos a comparecerem às urnas no próximo dia 2 de outubro. O percentual corresponde a 1,2 milhões de pessoas nessa classificação. Desse número, 662.326 (52%) são mulheres enquanto 613.558 (48%) são do sexo masculino.

Os percentuais na faixa etária dos 30 a 34 anos refletem, inclusive, na proporção geral de homens e de mulheres do eleitorado baiano. Ou seja, na distribuição geral do eleitorado por gênero, elas continuam maioria e somam 5.509.991 milhões de mulheres, o que corresponde também a 52% dos eleitores no estado. Já os homens, 48% dos eleitores, são 5.053.946 milhões.

O sexo feminino predomina praticamente em todas as faixas etárias, estando em menor número que os homens apenas entre os eleitores com 16 anos. Nesse caso, eles correspondem a 42.168 eleitores enquanto elas respondem por 41.050 do eleitorado.

Capital

As mulheres também são maioria na capital, sendo 54% do total de 1,9 milhões eleitores, isto é, 1.060.038 milhões de pessoas. A faixa etária predominante é, no entanto, um pouco maior da apresentada no quadro do estado: de 35 a 39 anos. Nessa situação, se encaixam 131.520 (54,13%) mulheres ao passo que se tem 111.448 homens.

Consulta

Os dados estatísticos das Eleições 2016 na Bahia estão disponíveis no portal do Tribunal Regional Eleitoral baiano (TRE-BA). Para acessar, basta visitar o endereço www.tre-ba.jus.br e obedecer ao caminho Eleições > Estatísticas > Eleições 2016. Esse último link, encaminhará para o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde será necessário informar a Bahia como Unidade Federativa (UF) a ser consultada.

Na mesma página, além do eleitorado classificado por gênero e faixa etária, é possível conferir outras informações sobre o perfil do eleitor baiano, a exemplo de grau de instrução. A página oferece ainda a possibilidade de acessar dados mais específicos, detalhando o eleitorado por município e zona eleitoral.

Outras publicações

Ramarim anuncia nova ampliação de sua fábrica na Bahia Durante a 38ª Couromoda, que se realiza em São Paulo até esta quinta-feira (20/01/2011), o Grupo Ramarim, com uma unidade fabril em Jequié, anunciou q...
TJBA vai realizar cinco semanas estaduais de júris Um dos destaques na Semana Nacional do Júri, em abril de 2015, com grande número de sessões realizadas, o Tribunal de Justiça da Bahia promove, entre ...
Advogado quer segmentos sociais em Conselhos Estadual de Entorpecentes da Bahia A constituição de conselhos estaduais com visões humanísticas proporciona à sociedade discussões multidisciplinares na promoção de políticas públicas ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br