Editais do Bahia Produtiva contarão com apoio técnico da Embrapa

Reunião Embrapa e SDR.

Reunião Embrapa e SDR.

Dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos nesta quarta-feira (10/08/2016), com o objetivo de alinhar parceria para a concepção e execução dos editais direcionados para o mercado das cadeias produtivas da Mandiocultura e Fruticultura, que serão lançados do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

A Embrapa apresentou os Polos de Produção de cada cadeia produtiva nos 27 territórios de identidade da Bahia, destacando os seguintes produtos: mandioca, laranja, abacaxi, banana, dentre outros.

“A Bahia abriga a unidade nacional da Embrapa Mandioca e Fruticultura e essas duas cadeias fazem parte dos editais do Bahia Produtiva. A empresa tem um arsenal de tecnologias já disponibilizadas, que estarão a serviço das associações e cooperativas, que forem selecionadas pelos editais, e assim teremos em nossas ações os maiores índices de produção e produtividade utilizando as melhores tecnologias”, destaca o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

Capacitar equipes de assistência técnica e extensão rural (ATER), acompanhamento e monitoramento dos projetos, ajuste e validação de tecnologias, reflexões sobre as opções de investimentos produtivos propostos nos editais, são algumas das possibilidades de atuação, que estarão sob a responsabilidade da Embrapa. Para Alberto Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, “A parceria entre Embrapa e SDR é uma possibilidade de ação conjunta para alinhar e melhorar a qualidade de vida no campo e produção Rural”, disse.

Também participaram da reunião, o superintendente técnico da CAR, Jeandro Ribeiro, o coordenador executivo da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), José Tosato, assessor técnicos da CAR, Franklin Soares e Guilherme Souza, da Bahiater, Lucimário Bastos e da Embrapa, Aldo Trindade, Carlos Estevão, Aristóteles de Matos.

Sobre o Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado executado pela CAR, a partir de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e tem como objetivo financiar projetos de inclusão produtiva e acesso a mercados, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia.

O público prioritário são agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, comunidades de fundo e fecho de pasto, organizados em cooperativas, associações e grupos produtivos. O Bahia Produtiva está presente nos 27 Territórios de Identidade do estado.

Outras publicações

Inaugurada na Bahia fábrica de aerogeradores da ALSTOM Unidade industrial da ALSTOM em Camaçari. A primeira fábrica de aerogeradores da América do Sul da empresa francesa Alstom foi inaugurada nesta quar...
Governador Jaques Wagner assina contrato para construção de cisternas e estruturas hídricas no semiárido baiano Governador Jaques Wagner assina contratos para a construção de cisternas de consumo e estruturas hídricas, que vão beneficiar famílias da região do s...
Governador Rui Costa convida presidente do STF para implantação da Câmara de Conciliação da Saúde Governador Rui Costa (1ª da esquerda) convida presidente do STF, Cármem Lúcia, para evento na Bahia. Estabelecer o diálogo como caminho para resolve...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br