Editais do Bahia Produtiva contarão com apoio técnico da Embrapa

Reunião Embrapa e SDR.

Reunião Embrapa e SDR.

Dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos nesta quarta-feira (10/08/2016), com o objetivo de alinhar parceria para a concepção e execução dos editais direcionados para o mercado das cadeias produtivas da Mandiocultura e Fruticultura, que serão lançados do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

A Embrapa apresentou os Polos de Produção de cada cadeia produtiva nos 27 territórios de identidade da Bahia, destacando os seguintes produtos: mandioca, laranja, abacaxi, banana, dentre outros.

“A Bahia abriga a unidade nacional da Embrapa Mandioca e Fruticultura e essas duas cadeias fazem parte dos editais do Bahia Produtiva. A empresa tem um arsenal de tecnologias já disponibilizadas, que estarão a serviço das associações e cooperativas, que forem selecionadas pelos editais, e assim teremos em nossas ações os maiores índices de produção e produtividade utilizando as melhores tecnologias”, destaca o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

Capacitar equipes de assistência técnica e extensão rural (ATER), acompanhamento e monitoramento dos projetos, ajuste e validação de tecnologias, reflexões sobre as opções de investimentos produtivos propostos nos editais, são algumas das possibilidades de atuação, que estarão sob a responsabilidade da Embrapa. Para Alberto Vilarinhos, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, “A parceria entre Embrapa e SDR é uma possibilidade de ação conjunta para alinhar e melhorar a qualidade de vida no campo e produção Rural”, disse.

Também participaram da reunião, o superintendente técnico da CAR, Jeandro Ribeiro, o coordenador executivo da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), José Tosato, assessor técnicos da CAR, Franklin Soares e Guilherme Souza, da Bahiater, Lucimário Bastos e da Embrapa, Aldo Trindade, Carlos Estevão, Aristóteles de Matos.

Sobre o Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado executado pela CAR, a partir de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e tem como objetivo financiar projetos de inclusão produtiva e acesso a mercados, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia.

O público prioritário são agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, comunidades de fundo e fecho de pasto, organizados em cooperativas, associações e grupos produtivos. O Bahia Produtiva está presente nos 27 Territórios de Identidade do estado.

Outras publicações

Edmundo Filho entrevista Jaques Wagner sobre: biotecnologia, salão do chocolate e indústria eólica Jaques Wagner comenta sobre a dengue: "a gente vai ter uma diminuição progressiva da presença da doença ou do mosquito transmissor, não só aqui na Ba...
Jaques Wagner escolhe Rui Costa como candidato do PT para o governo da Bahia em 2014 Rui Costa recebeu apoio decisivo do governador Jaques Wagner. Em posse de dirigentes do PT na Bahia, Rui Costa é reafirmado pré-candidato a gover...
Deputado Leur Lomanto Jr. diz que governo da Bahia planeja mal e desperdiça dinheiro público Deputado Leur Lomanto Júnior critica governo Rui Costa. O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), criticou em discurso na Asembleia Legislativa d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br