Colégio Estadual e UEFS promovem semana de leitura em Feira de Santana

Semana de Leitura e Escrita no Colégio Juiz Jorge Faria em Feira de Santana.

Semana de Leitura e Escrita no Colégio Juiz Jorge Faria em Feira de Santana.

A Semana de Leitura e Escrita, do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, em Feira de Santana, que acontece em sua nona edição, se consolida no calendário da escola como uma ação das mais esperadas por estudantes, professores, gestores, funcionários e pais de alunos. Até sexta-feira (26/08/2016), a comunidade escolar está mobilizada em torno das atividades literárias, que contam com a participação dos professores do colégio e a parceria de docentes e alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O evento teve início com o IV Recital Poético, que deu a tônica à Semana de Leitura e Escrita, cujo tema, este ano, é o gênero poesia.

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos estudantes da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio, a IX Semana de Leitura e Escrita do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes tem contribuído para que os estudantes escrevam e leiam com proficiência, a partir de oficinas de teorização sobre poesia e produção de textos. Durante o evento, os estudantes são estimulados a trabalhar projetos voltados à literatura contemporânea, à literatura de cordel, à poesia concreta, ao conto e à dissertação, entre outros conteúdos literários.

Mateus Cardoso, 15 anos, 8ª série, revela que foi a partir deste evento que passou a gostar de ler. “Confesso que não me interessava muito por Português, muito menos pela poesia. Com esta iniciativa, desenvolvi o gosto pela leitura e, hoje, sou um leitor assíduo, além de ter aprendido a enxergar a literatura com uma perspectiva mais abrangente e atrativa. Também não compreendia o conteúdo das poesias e, agora, já leio os versos com outro olhar. Portanto, a Semana de Leitura e Escrita tem sido uma importante troca de informações e um aprendizado para todos nós”.

Beatriz Almeida, 17 anos, 2º ano, considera que a Semana de Leitura e Escrita da escola é um dos eventos mais importantes do ano letivo. “É uma oportunidade de adquirir conhecimentos e uma experiência ímpar de estar em contato com a literatura, sempre com a ajuda de nossos professores e os da UEFS, que nos trazem não só o legado literário contemporâneo, mas também o da antiguidade. Outro ponto importante é a valorização da Literatura Brasileira, que é um conteúdo muito cobrado para quem vai prestar as provas do ENEM”.

“Graças à parceria com a UEFS, através da professora doutora Nadja Maciel e suas alunas do curso de Letras, os nossos alunos mergulharam no contexto proposto pelo projeto e, hoje, percebemos que eles utilizam a Língua Portuguesa com mais proficiência. É um evento que eles amam e esperam com entusiasmo”, comemora a diretora Flávia Araújo.

A professora Nadja Maciel, da UEFS, explica que, este ano, foi resgatado o Sarau de Poesia, em sua quarta edição, apresentado na última sexta-feira, com a presença dos pais dos alunos. “Estamos fazendo um tributo ao poeta feirense Jorge Farias Góes, que dá nome a este colégio e foi um expoente da poesia. Durante a semana de atividades, trabalhamos as múltiplas faces da linguagem poética, mostrando que a poesia não é um mero deleite, mas também um gênero textual de valor literário e funcional”, ressalta a professora, destacando, ainda, “a importância da universidade sair de seus muros e vivenciar o chão da escola básica, contribuindo para que os estudantes sejam leitores e escritores competentes nas múltiplas áreas do conhecimento”.

Outras publicações

Governador Jaques Wagner anuncia licitação para exames de diagnóstico por imagem para rede estadual de saúde Governador Jaques Wagner anuncia a abertura de licitação para Concessão Administrativa para gestão e operação de Serviços de Apoio ao Diagnóstico por...
Professor Ciro Correia profere Aula Magna da UEFS Ciro Teixeira Correia é geólogo formado pela Universidade Estadual Paulista. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a todos para...
Governo da Bahia cumpre pagamento do Piso Nacional da Educação a professores do magistério, anuncia Rui Costa Rui Costa: “Só podemos acreditar em um futuro melhor para todos gerando transformações pela educação, e é isso que estamos buscando”. Professores e ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br