Câmara Técnica do Plano Novo Chico inicia trabalhos; Codevasf participa do encontro

Reunião da Câmara Técnica do Novo Chico.

Reunião da Câmara Técnica do Novo Chico.

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, participou nesta segunda-feira (15/08/2016) da primeira reunião da Câmara Técnica do novo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), o Novo Chico. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, sob a coordenação do ministro Helder Barbalho.

A Câmara Técnica será responsável por propor ações, obras, metas, metodologias e sistemas de avaliação para o trabalho de revitalização do rio. A reunião desta segunda-feira esteve voltada para a tarefa de apresentar, até o fim de outubro, ações que comporão o primeiro Plano de Ação do PRSF.

“A Codevasf participará na coordenação de um dos eixos de trabalho, no qual serão propostos objetivos, metas e indicadores relacionados a economia sustentável, e ainda contribuirá com os demais eixos, que são gestão e educação ambiental; proteção e uso sustentável dos recursos naturais; saneamento, controle de poluição e infraestrutura hídrica; e planejamento e monitoramento”, explica a presidente da Codevasf.

Os cinco eixos de ação são compostos por itens que incluem: conclusão do zoneamento ecológico-econômico da bacia do rio São Francisco; constituição de sistemas de informações; fiscalização preventiva integrada e formação e capacitação; criação de unidades de conservação e parques fluviais; recuperação de áreas degradadas; recuperação e proteção de nascentes; modernização da agricultura irrigada; arranjos produtivos locais sustentáveis; cadeias produtivas da sociobiodiversidade; sistemas de esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; e acesso à água para beber e produzir.

As propostas da Câmara Técnica, que é presidida pelo MI, serão levadas para avaliação do Comitê Gestor do plano Novo Chico, presidido pela Casa Civil da Presidência da República.

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira representantes dos ministérios do Meio Ambiente; Cidades; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; Fundação Nacional da Saúde (Funasa); Agência Nacional de Águas (ANA); além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A equipe da Codevasf no encontro foi composta pela presidente da empresa, Kênia, Marcelino, pelo diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra, pelo gerente de meio ambiente, Sérgio Henrique Alves, e pelo assessor Athadeu Ferreira da Silva.

Plano Novo Chico

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é composto por ações que envolvem proteção e recuperação de nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável e fiscalização ambiental integrada, dentre outras ações.

Neste primeiro momento será priorizado o término de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que estão em andamento, beneficiando 217 municípios com investimento total de R$ 1,162 bilhão. A meta é atender as 505 cidades da bacia onde vivem 16,5 milhões de pessoas, 8,1% da população brasileira.

Outras publicações

Seca avança no Nordeste e assume contornos severos, mostra estudo Os cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste, abrangendo partes de todos os 9 estados. Os cenários de seca extrema e seca ex...
Comissão da Verdade divulga arquivos históricos sobre financiamento de campanha A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara lançou, no Recife, arquivos inéditos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada e...
MPF cria grupo de trabalho para tratar da Bacia do rio São Francisco Ações governamentais ocorrem em defesa do Rio São Francisco. A Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Público do Ministério Público Federal (MPF) deci...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br