Câmara dos Deputados diz à OEA que acusação de golpe no impeachment é “descabida”

Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o presidente interino Michel Temer. Aliança Democratas/PMDB é um dos elementos que evidenciam Golpe Parlamentar/Conservador.

Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o presidente interino Michel Temer. Aliança Democratas/PMDB é um dos elementos que evidenciam Golpe Parlamentar/Conservador.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encaminhou na segunda-feira (22/08/2016) ao Ministério de Relações Exteriores o relatório sobre o processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff a ser remetido à Organização dos Estados Americanos (OEA).

O relatório contém informações detalhadas sobre os procedimentos e a jurisprudência adotada no processo, as leis brasileiras observadas no trâmite e o rito adotado desde o acatamento da denúncia até a admissibilidade na Câmara dos Deputados.

O documento é uma resposta ao pedido de informações feito pela OEA após ser provocada por parlamentares do PT sob a alegação de que o processo em curso no Brasil é um golpe institucional.

No texto, Maia diz que a reclamação feita pelos parlamentares petistas é “improcedente, descabida e sem nenhum fundamento constitucional, legal e jurisprudencial”.

“Em síntese, não houve nenhuma violação ao texto Constitucional e à lei que rege a matéria. E, em consequência, assegurou-se a mais ampla defesa, com todos os recursos dela decorrentes, incluindo várias ações impetradas perante o Supremo Tribunal Federal. Ademais, o rito seguido foi dando rigoroso cumprimento às normas constitucionais e legais e mais ainda àquele definido pelo próprio Supremo Tribunal Federal”, diz o relatório produzido pela Câmara.

O mesmo pedido de informações foi feito pela OEA ao Senado. A previsão era que o relatório produzido pela Advocacia-Geral do Senado também fosse enviado hoje às 18h, mas a Casa ainda não confirmou se o documento foi encaminhado ao Itamaraty ou à OEA.

Outras publicações

Ao anunciar a 3º etapa do programa habitacional, presidenta Dilma Rousseff lembra que 3,4 milhões de moradias foram entregues, e outras 3 milhões de habitações serão contratad... Dilma Rousseff: "Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora três milhões de moradias. Porque aquilo que está dando certo deve ter c...
Presidenta Dilma diz que Brasil precisa de técnicos para se desenvolver Presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de formatura de 4.500 alunos do Pronatec e de inauguração de três novos campi do IFRN: Ceará-Mirim, Can...
Mensagem da presidenta Dilma Rousseff ressalta necessidade de ampliar democracia participativa Na mensagem enviada hoje (02/07/2013) ao Congresso Nacional com as cinco sugestões para realização de um plebiscito sobre reforma política, a presiden...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br