Arte, cultura e esporte marcam dia do estudante nas escolas estaduais de Feira de Santana

Dia do Estudante foi marcado por diferentes atividades artísticas.

Dia do Estudante foi marcado por diferentes atividades artísticas.

O Dia do Estudante comemorado, nesta quinta-feira (11/08/2016), foi marcado por diferentes atividades artísticas, esportivas e culturais em várias escolas da rede estadual, na capital baiana e em cidades do interior. Os alunos aproveitaram a data para realizar eventos recreativo-culturais, trazendo para o pátio das unidades performances musicais, de teatro e de dança, além de brincadeiras e jogos esportivos.

Foi o caso dos estudantes da Escola Professor Roberto Santos, no bairro de Castelo Branco, e do Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bonfim, ambas em Salvador, onde o dia foi de muita festividade. A estudante Larissa Menezes, 17 anos, 3º ano, do Alípio Franca, recitou um poema intitulado ‘Manifesto pelo Direito Devido’, enfatizando o direito do estudante de se expressar. “Estudante é aquele que corre atrás do conhecimento e que tem na figura do seu professor um suporte para que ele aprenda os conteúdos e as experiências pessoais. É na escola onde se encontra este aprendizado, não só dos conteúdos das disciplinas, mas também onde o ser humano se forma cidadão digno e competente”, considera.

A colega Adryele Pinheiro, 17 anos, 3º ano, também diz que a data é muito especial para os estudantes e toda a comunidade escolar. “Ser estudante é crescimento, aprendizado. Na escola, a gente aprende com os professores não só os conteúdos das disciplinas, mas, sobretudo, a ter caráter, a ter a autoestima elevada e ter o direito de voz, bem como a criar vínculos saudáveis com os colegas, que são a nossa segunda família”.

Apresentações – A estudante com necessidade especial, Stephany Freitas, 15 anos, 1º ano, foi uma das “artistas” do evento no Alípio Franca. “Eu amo a minha escola e adoro ser estudante. Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui hoje cantando para os meus colegas”, fala, sorridente. A mãe da aluna, Jane Freitas, que acompanha a filha todos os dias durante o período das aulas, conta que esta integração dela com os outros estudantes “é muito positiva para o seu processo de ensino e aprendizagem”.

A diretora do colégio, Márcia Soares, destaca que o projeto Manifeste-se, criado em 2014 pelos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e realizado em mais uma edição hoje para marcar o dia do estudante, nasceu para estimular os alunos a se expressarem através da música, da dança, do teatro e da poesia. “O projeto é um grande ensaio para a participação dos nossos alunos nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o FACE, TAL e AVE”.

Já na Escola Professor Roberto Santos, os estudantes vivenciaram o seu dia comemorativo com brincadeiras tradicionais, como pula-corda, além de jogos eletrônicos, a exemplo do x-box, circuito de skate e jogos esportivos.

Interior – No Colégio Estadual Alfredo Dutra – Tempo Integral, localizado no município de Itapetinga (495 km de Salvador), os estudantes estão participando da Gincana da Integração, que envolveu desfile para a escolha dos estudantes mais elegantes. Dentre as tarefas executadas destacam-se a arrecadação de alimentos para pessoas carentes da comunidade, arrecadação de garrafas pet que serão trocadas por material de limpeza e outras. No período da tarde, espaço para uma palestra motivacional ministrada por profissionais convidados, apresentações de dança dos estudantes e sarau com professores da escola. “Este é um momento de muita diversão e aprendizado, pois adquirimos conhecimentos com as tarefas realizadas, a exemplo do quis de perguntas e respostas”, afirma a estudante Mariana de Sena, 14 anos, do 9° ano.

A programação das Escolas Reunidas Almeida Sampaio – Tempo Integral, localizado em Amargosa (242 km de Salvador) inclui atividades de alongamento, brincadeiras lúdicas e exibição do filme “O Contador de Histórias”. “Estou adorando o nosso dia do estudante porque saímos um pouco da rotina com atividades de lazer bem legais. Gostei muito do filme que é uma história de superação e incentivos aos estudos”, revela a estudante Hanallaia de Jesus, 15, do 9°. Já no Colégio Estadual Yêda Barradas Carneiro – Tempo Integral, em Feira de Santana (116 km da capital), o dia foi voltado para esporte e cultura. Os estudantes participam de partidas de futsal, baleado e handebol, além de brincadeiras de dinâmicas e apresentações dos projetos artísticos e culturais.

Outras publicações

Comissão criada pela prefeitura de Feira de Santana não identifica erro em prescrição emitida por médico cubano Comissão criada pela Prefeitura de Feira de Santana inocenta médico cubano. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) Uma comissão formada por re...
Joilton Freitas – Discurso aos formandos do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da UNEF Joilton Freitas discursa como paraninfo da turma 2016.1 do curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda da UNEF. Formandos ...
Novo aeroporto de Ilhéus será delegado ao governo da Bahia Vista aérea de Ilhéus. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) A União, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br