ALBA: deputado Zé Neto comemora aprovação da PEC que garante duplo vinculo dos policiais

Deputado Zé Neto e representantes dos servidores comemoram aprovação de Lei.

Deputado Zé Neto e representantes dos servidores comemoram aprovação de Lei.

Em sessão de votação, realizada na tarde desta terça-feira (09/08/2016), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de N° 149/2016, que dispõe sobre o acúmulo de cargos pelos servidores militares do Estado, de autoria do deputado estadual, Adolfo Menezes e como relator o deputado Isidório.

A PEC N°149/2016, que dá nova redação ao § 3º do art. 46 da Constituição do Estado da Bahia, define que o servidor militar estadual em atividade que tomar posse em cargo público civil permanente será transferido para a reserva, na forma da lei, salvo quando se tratar de um cargo de professor ou privativo de profissional de saúde com profissão regulamentada, sendo assegurada a acumulação desde que haja compatibilidade de horários e que não ultrapasse 20 horas semanais.

O deputado Zé Neto afirmou que hoje foi um dia de conquista para a Polícia Militar da Bahia (PMBA), porque a PEC garante aos policiais que são professores de até 20h semanais no município, o direito de acumular as duas funções. “Antes dessa aprovação era legalmente impossível acumular duas funções, por causa de uma norma federal que estabelecia a proibição. Com a emenda constitucional de hoje, de autoria do deputado Adolfo Menezes, e tendo a relatoria do deputado Sargento Isidório, ambos da base do governo, se dá um passo decisivo em busca de uma saída definitiva para impulsionar essa situação que viviam os policiais baianos que ensinavam nos municípios e estavam recebendo processos administrativo para que pudessem optar por uma das duas funções”, disse.

Dentre os que estiveram presentes na luta e na sessão de votação, estava a  Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPMBA) (foto acima), entidade que vinha cobrando permanentemente aos deputados, especialmente ao líder do governo, Zé Neto, um posicionamento acerca dessa situação que há muito tempo vinha atormentando os policiais do Estado da Bahia.

Zé Neto também parabenizou as entidades e os envolvidos no processo.”Nesse momento, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa vitória que teve unanimidade nessa Casa Legislativa, com todo apoio do presidente Marcelo Nilo, da oposição e das entidades representativas dos policiais militares e bombeiros da Bahia”, finalizou.

Na ocasião, também foi aprovado o Projeto de Lei N° 21.935/16, do Poder Executivo, que trata sobre a reclassificação das Comarcas de Guanambi e Jacobina. O Projeto de Lei N° 21.935/16, que reclassifica as Comarcas de Guanambi e Jacobina de entrância intermediária para entrância final, foi justificado pela importância social, política e econômica dos municípios, que se destacam nas suas respectivas regiões. Vale salientar, que a elevação de entrância não acarreta a promoção automática dos magistrados, sendo mantidos os vencimentos correspondentes à entrância intermediária, asseguradas a posição na carreira e a permanência na atual lotação. Bem como, as despesas decorrentes desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, respeitados os limites estabelecidos pela Lei Complementar Federal nº. 101, de 04 de maio de 2000.

Outras publicações

Assembleia Legislativa promulga 10 novas leis que beneficiaram a população baiana Presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo, apresenta síntese de Leís aprovadas pelo Poder Legislativo estadual. O presidente...
Deputado Leur Lomanto Jr. destaca importância da vaquejada como forma de sobrevivência para milhares de famílias Deputados estaduais debatem sobre importância socioeconômica da vaquejada. "Vamos continuar firmes na luta em favor da Vaquejada ", diz  Na presidên...
Sessão solene marca o retorno das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia Governador Jaques Wagner apresenta mensagem anual do Governo ao Poder Legislativo. O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia ficou lotado durant...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br