Ação da Codevasf ajuda agricultor familiar a enfrentar estiagem na Bahia

Codevasf investe no combate a estiagem.

Codevasf investe no combate a estiagem.

Famílias de agricultores do semiárido baiano, moradoras de municípios com situação de emergência ou calamidade reconhecida pela Defesa Civil Nacional, estão melhor estruturadas para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada. Por meio de uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 46 tratores com carretas e grades aradoras melhoram as condições de cultivo de associações de comunidades rurais em 27 municípios na região do Médio São Francisco, um investimento de R$ 4,7 milhões.

Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares com vistas ao fomento do desenvolvimento regional. “Temos buscado diariamente o desenvolvimento regional e sustentável. Esta ação vem contribuir para a melhoria da agricultura familiar e da qualidade de vida das pessoas, graças a uma produção maior de alimentos e consequente garantia de renda e de subsistência”, destaca Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA).

“Nós plantamos milho, coentro e algumas hortaliças para a própria comunidade; já temos um terreno e o que faltava era um trator. Com ele, podemos aumentar a nossa área, plantar mais, aumentar a produtividade”, diz Simone Julinha da Silva, presidente da Associação Comunitária de Guarani, povoado do município de São Gabriel, que agora conta com um trator agrícola com grade aradora de 14 discos à disposição dos agricultores.

Para os produtores da Associação Agrocit da Fazenda Rio Preto, de Santa Rita de Cássia, a produção de alimentos ficou mais fácil, principalmente de mandioca, feijão e milho. “O nosso trabalho era todo feito manualmente. Então, esse trator foi uma conquista muito importante, não só para nossa associação, que conta hoje com 20 associados, mas também para as cerca de 300 famílias que moram no assentamento”, assinala a agricultora Zilda Maria Souza de Oliveira, presidente da associação.

“Esse é o papel da Codevasf: contribuir para a cidadania, valorização do ser humano e da agricultura. Temos que, diariamente, buscar mais recurso, mais apoio, contribuição do governo federal, para que essa nossa atuação seja mais promissora e traga melhores resultados para toda a região”, frisa Harley Nascimento.

Monitor de Secas da ANA

De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), as chuvas esperadas para julho de 2016 ficaram muito abaixo do esperado em toda região Nordeste, excetuando-se apenas o extremo sul da Bahia. As maiores reduções da precipitação se concentraram no leste da região, “com anomalias de mais de 200 mm, e no norte do Maranhão, com anomalias de até 100 mm”, informou o sistema.

O mês de julho, segundo o Monitor de Secas, destacou-se por precipitações de fraca intensidade no leste do Nordeste, onde eram esperados valores significativos; também se destacou pela ausência de precipitação no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e Pernambuco, e sul e leste do Ceará.

De acordo com o sistema de monitoramento da ANA, as poucas chuvas e a consequente menor quantidade de nebulosidade na região refletiram no aumento das temperaturas do ar, aumentando também a evaporação dos reservatórios e a evapotranspiração da vegetação. Dessa forma, os indicadores de seca mostraram expansão das áreas e agravamento na intensidade do quadro de seca em todos os estados do Nordeste.

Outras publicações

Porto Seguro é o 1º dos 10 destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros no ‘Black Friday’ 'Black Friday' do Hotel Urbano coloca Porto Seguro em primeiro lugar. A Black Friday chega este ano a sua sétima edição no Brasil. E ao longo do tem...
Novo modelo mundial de carro da Ford vai ser projetado e produzido na Bahia A informação foi dada ao senador Antonio Carlos Junior (DEM/BA) pelo presidente mundial da Ford, Allan Mullaly, durante visita ao presidente do Senado...
MPF Bahia abre inscrições para evento sobre corrupção na política Evento ocorre na sede da Procuradoria da República, em Salvador. A atividade gratuita será realizada no dia 7 de dezembro das 14h às 18h em comemora...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br