9ª Feira do Livro será realizada em setembro de 2016

Lançamento da 9ª Feira do Livro.

Lançamento da 9ª Feira do Livro.

Música, dança e performance foram expressões artísticas que encantaram o público presente no lançamento da 9ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana na noite desta quinta-feira (19/08/2016), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será realizado de 20 a 25 de setembro na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum. A expectativa é que 70 mil pessoas passem pelo local nos seis dias de feira.

Os presentes no lançamento desta edição assistiram a uma apresentação do Coral da Uefs, coordenado por Luciano Leocádio, graduando em Música; a uma encenação da performance “Mercedes Body”, da professora Lélia Vitor Fernandes; e a uma apresentação de dança do Studio Roberta de Paula com coreografia de Deko Alves.

Na solenidade a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia de Almeida, destacou a importância da Feira do Livro na formação de leitores e na divulgação da cultura de Feira de Santana e região. “O leitor tem discernimento para fazer um país melhor e, por isso, precisamos formar leitores críticos. A proposta é formar crianças leitoras de todas as artes e também de mundo”.

A Feira do Livro é organizada em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, o Serviço Social do Comércio (Sesc), as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o Núcleo Regional de Educação (NR 19) e a Fundação Egberto Costa. “A Feira é fruto de um grupo de educadores e torna-se realidade graças a união de esforços de diversas instituições”, afirmou a coordenadora de extensão da Uefs e do evento, professora Anna Cristina Gonçalves.

Também estiveram presentes no lançamento a chefe de gabinete da Uefs, professora Taíse Bonfim, a diretora do Sesc, Tereza Gomes, a representante da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Josélia Araújo, e a secretária de Cultura de Santa Bárbara, Maria das Graças Mascarenhas.

Homenagens

Durante a 9ª Feira do Livro, personalidades acadêmicas e culturais serão homenageadas. O auditório vai receber o nome da escritora e jornalista Myriam Fraga, que faleceu em fevereiro deste ano, e o palco das apresentações artisticas homenageará o cantor e compositor feirense Carlos Pitta. Já a arena será dedicada ao professor emérito da Uefs, José Jerônimo de Morais, um dos fundadores da universidade e do curso de graduação em Letras da instituição, e a Praça do Cordel, espaço dedicado a cultura popular, vai homenagear o cordelista Ademar José Araújo.

A abertura da Feira do Livro está programada para o dia 20 de setembro, às 16h, na Praça do Fórum, e vai contar com uma apresentação de estudantes indígenas da Uefs e diversas atividades culturais. O evento, gratuito e aberto ao público, terá 27 expositores.

Outras publicações

UEFS disponibiliza mapas com locais das provas do vestibular A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) disponibilizou mapas na internet que indicam os locais de aplicação das provas do vestibular 2010.1...
Projeto leva cultura regional ao Mercado de Arte Popular de Feira de Santana Shows musicais animam público do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. A música regional levou animação ao Mercado de Arte Popular (MAP), no ...
UEFS publica editais para cursos de pós-graduação Vista aérea da Universidade Estadual de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) A Universidade Estadual de Feira de Santana e...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br