União oficializa nome do engenheiro Vasco Neto para Ferrovia Oeste-Leste

Vasco Azevedo Neto (Guaxupé, 25 de fevereiro de 1916 – Salvador, 30 de setembro de 2010) foi um engenheiro, professor catedrático e político brasileiro.

Vasco Azevedo Neto (Guaxupé, 25 de fevereiro de 1916 – Salvador, 30 de setembro de 2010) foi um engenheiro, professor catedrático e político brasileiro.

A edição desta terça-feira (05/07/2016) do Diário Oficial da União trouxe a sanção da Lei 13.304 , que denomina “Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto” o trecho compreendido entre os municípios de Ilhéus, no Estado da Bahia, e Figueirópolis, no Estado do Tocantins, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O projeto de lei foi de autoria dos senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (Sem partido) e assinada também por outros senadores. “Esse é o reconhecimento a um grande personagem da história da Bahia, que tinha no planejamento do nosso Estado uma das suas principais características”, disse Lídice.

Vasco Neto nasceu em Gaxupé, em Minas Gerais, mas fez carreira na Bahia, onde se formou engenharia civil, pela então Escola Politécnica da Bahia, foi engenheiro dos extintos Departamentos Nacionais de Estradas de Rodagem (DNER) e de Estradas de Ferro (DNEF). Como professor, responsabilizou-se pela cadeira de Estradas de Ferro e de Rodagem na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tendo sido ainda diretor dessa instituição.

Na vida pública, Vasco Azevedo Neto também ocupou diversas posições de relevo, tendo exercido quatro mandatos de deputado federal e concorrido à Presidência da República nas eleições gerais de 1998 pelo Partido da Solidariedade Nacional (PSN).

Sobre a Ferrovia Vasco Neto – Com 1.527 km de extensão, a estrada de ferro ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, no Estado da Bahia, a Figueirópolis, no Estado do Tocantins. Incluído nas prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), esse importante corredor de transporte permitirá operações logísticas com o Porto Sul Bahia, a ser construído próximo a Ilhéus, e, ainda, com os portos do norte do País, atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.

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