Trem chega à Estação Detran no primeiro teste na Linha 2 do metrô de Salvador

Teste na Linha 2 do metrô de Salvador é bem sucedido.

Teste na Linha 2 do metrô de Salvador é bem sucedido.

Menos de um ano e meio após a ordem de serviço que autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador-Lauro de Freitas recebeu seus primeiros testes com trem nos trilhos nesta quinta-feira (28/07/2016). A primeira viagem na Linha 2 foi realizada às 16h, quando uma composição do trem fez o percurso da Estação Acesso Norte 2 em direção à Estação Detran, marcando o início da fase de testes da linha que chegará ao Aeroporto de Salvador até o fim de 2017.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, juntamente com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e os diretores da CCR Metrô Bahia, Claudio Andrade, Rodolfo González e Juvêncio Terra, acompanharam os trabalhos dos técnicos na ação, que serviu para análises dos sistemas operacionais.

“Quando a Linha 2 do metrô entrar em operação, mais pessoas serão beneficiadas com um sistema de transporte confortável, pontual e seguro, melhorando a mobilidade e também a qualidade de vida dos soteropolitanos, que é o objetivo do Governo do Estado”, destacou Carlos Martins.

As obras da Linha 2 foram iniciadas em fevereiro de 2015 e a estação Detran deve ficar pronta em agosto deste ano. Quando finalizada, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto seja percorrido em 27 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho. Destas, seis terão integração com os terminais de ônibus: Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.

Com a conclusão da Linha 2, o Metrô de Salvador será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil, com 41 quilômetros, incluindo a 13ª estação, em Lauro de Freitas, e o prolongamento de Pirajá até Águas Claras, onde haverá mais duas estações.

No dia a dia dos baianos

Desde janeiro deste ano, com oito estações e quatro terminais de ônibus integrados em operação, a Linha 1, com os 12 quilômetros do projeto original, está integrada tanto aos ônibus urbanos quanto metropolitanos. Atualmente, o metrô transporta cerca de 40 mil usuários por dia útil, segundo a concessionária CCR Metrô Bahia – desses, cerca de 40% já fazem a integração.

A Linha 1 é composta pelas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, além de abrigar a oficina de manutenção e lavagem dos trens, o Centro de Controle Operacional (CCO) das Linhas 1 e 2 e o prédio administrativo do complexo metroviário. O metrô funciona diariamente, das 5h à meia-noite.

Outras publicações

Governo do Estado autoriza CCR a realizar operação assistida do Metrô de Salvador aos sábados Metro de Salvador é operado pela CCR. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), por meio da Companhia de Transportes do Est...
Morosidade da Prefeitura de Salvador prejudica ritimo das obras do metrô Andamento das obras da linha 2 do Metrô – Estação Detran – Salvador. Projetos urbanístico e paisagístico aguardam parecer da Prefeitura de Salvador. ...
Corrupção envolvendo metrô de São Paulo se configura como um dos maiores casos da história recente do Brasil Inquérito que investiga cartel em licitações do Metrô de São Paulo chega ao Supremo. O inquérito da Justiça Federal que investiga esquema de fraudes...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br