Termo ‘esquema’ é citado em documento do Cremeb referente a denúncia de médico de Feira de Santana

Capa do volume 1 dos autos do processo nº 000127-2016, do Cremeb.

Capa do volume 1 dos autos do processo nº 000127-2016, do Cremeb.

Escala de serviço do setor de anestesia HGCA, referente ao mês de março de 2016.

Escala de serviço do setor de anestesia do HGCA, referente ao mês de março de 2016.

Nota do Sindicato dos Médicos, referente a denúncia de Maurício de Almeida Pereira.

Nota do Sindicato dos Médicos, referente a denúncia de Maurício de Almeida Pereira.

Novos documentos encaminhados hoje (23/07/2016) ao Jornal Grande Bahia, referentes a denúncia do servidor público Maurício de Almeida Pereira, profissional médico lotado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), indicam que o Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) instaurou sindicância com a finalidade de apurar denúncia de fraude envolvendo o setor de anestesia do HGCA. A unidade hospitalar do estado tem sede em Feira de Santana.

Com data de 9 de maio de 2016, a capa do volume 1 dos autos do processo nº 000127/2016, sob responsabilidade do Cremeb, apresenta como conselheiro sindicante o médico José Abelardo Garcia de Meneses, denunciante Maurício de Almeida Pereira e denunciada Katiane Kilma Valença de Almeida Lima.

O documento registra que Maurício de Almeida Pereira “informa que vem sendo coagido pela coordenadora de anestesia do hospital Cleriston Andrade pelo fato de ser funcionário da Sesab e não compartilhar com ela o esquema que a mesma criou, onde o anestesista seria obrigado a fazer mais de uma sala ao mesmo tempo.”. O fato denunciado está seno analisado pelo Tribunal de Ética do Cremeb.

Escala do HGCA

Outro documento encaminhado ao jornal, revela uma escala de serviço médico do setor de anestesia do HGCA. O documento determina a escala semanal para o mês de março de 2016 e é assinado por Alexandre Silva Dumas, diretor médico do hospital.

No documento, consta dentre os profissionais que devem atuar no serviço de anestesia do HGCA, um profissional médico da Sesab, dois Reda, 3 da Fundação José Silveira e cinco da Cooperativa Coofesaúde.

Nota do sindicato

Na sexta-feira (22), o Sindicato dos Médicos da Bahia publicou, no sítio da entidade, nota com título ‘Autor de denúncia do HGCA se queixa de Retaliação’.

Em nota, o sindicato relata:

— O médico, que é servidor público estadual efetivo desde 2010, disse haver no Cleriston Andrade plantonistas que nunca compareceram ao serviço, ou seja, são funcionários ‘fantasmas’.

— O denunciante informa também que a médica identificada como Katiane Kilma Valença é coordenadora da cooperativa que administra o Centro Cirúrgico do hospital, sendo a responsável por apontar a presença daqueles que não comparecem ao plantão.

— Ele assegurou ter elementos suficientes para comprovar a denúncia de irregularidades no hospital Cleriston Andrade e conta, inclusive, com pelo menos uma testemunha. O denunciante tem em mãos a cópia de uma escala de serviço com os nomes de vários plantonistas, parte dos quais apontados como ‘fantasmas’.

Repercussão

O Jornal Grande Bahia publicou na quarta-feira (21), com exclusividade, a matéria ‘Feira de Santana: médico denuncia ao MPBA colegas que faltam ao trabalho sem justificativa e gestão da unidade hospitalar’. Após a publicação da matéria, diversos veículos de comunicação, inclusive parceiros, deram repercussão ao fato.

Outras publicações

Feira de Santana: escritora Lucia Cruz lança ‘Uma visão do amor online’ Escritora Lucia Cruz lança livro em Feira de Santana. Uma noite de alegria e emoção marcaram o lançamento do livro 'Uma visão do amor online' nesta ...
Feira de Santana: escritório do Ministério do Trabalho apresenta infiltrações, cupim, mofo e problemas hidráulicos, elétricos e mobiliário Escritório do Ministério do Trabalho apresenta infiltrações, cupim, mofo e problemas hidráulicos, elétricos e mobiliário. Os servidores do Ministéri...
Feira de Santana: Lydia Hortélio abre o FENATIFS 2016 com palestra sobre a representação da criança através dos tempos Etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio. Um convite ao resgate da criança interior, a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira d...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.