Saúde mental foi tema de Aula Magna na Uefs

Aula Magna na Uefs abordou saúde mental.

Aula Magna na Uefs abordou saúde mental.

“A gente precisa falar das nossas dores”. Foi citando um trecho de um texto de Pablo Neruda, poeta chileno, que a professora Denise Vieira da Silva Lemos iniciou a Aula Magna que marcou o início do primeiro semestre de 2016 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O encontro, na terça-feira (12/07/2016), teve como tema “Vida Universitária e Saúde Mental” e contou com a participação de estudantes, professores e servidores técnicos da Uefs.

A palestrante, graduada em Psicologia, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais, docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Ouvidora Geral da Reitoria da mesma instituição, destacou que vivemos um capitalismo acadêmico. “O neoliberalismo penetrou na nossa alma através da competição e isso nos transformou em seres egoístas e individualistas. As pessoas estão precisando expressar sentimentos e emoções. Dentro das universidades está faltando isso”, afirmou.

No evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, afirmou que o papel da Aula Magna era sensibilizar a comunidade universitária sobre o tema para que algo possa ser construído conjuntamente. “Esse silenciamento sobre saúde mental precisa ser quebrado e esta é uma tarefa de todos nós”, disse.

A solenidade também contou com a presença da vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Almeida, da chefe de gabinete, professora Taíse Bonfim, de representantes da Associação dos Docentes (Adufs), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além de pró-reitores, diretores de departamentos, coordenadores de colegiados e do ex-vice-reitor, professor Genival Corrêa.

Durante o evento estudantes da Uefs realizaram atos em defesa da educação, da democracia e das mulheres e cobrando mais investimentos na área de educação.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br