São Gonçalo dos Campos comemora 132 anos de emancipação

Convite 132 anos de Emancipação Politica de São Gonçalo dos Campos.

Convite 132 anos de Emancipação Politica de São Gonçalo dos Campos.

Em comemoração dos 132 anos de emancipação política do Município de São Gonçalo dos Campos, os Poderes Legislativo e Executivo promovem nesta quinta-feira (28/07/2016), extensa atividade. Os eventos festivos têm início com a Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal, às 10:30. Na oportunidade, serão entregues Títulos de Cidadão São-Gonçalense e Medalhas 28 de julho.

Apoios

O evento conta com o apoio de Antonio Dessa Cardozo, prefeito; Flávio Barreto Falcão, vice-prefeito; Carlos Cerqueira da Purificação, presidente da Câmara Municipal; José Narciso Sodré de Oliveira, vice-presidente; José Antonio da Silva Brito, 1º secretário; Rogério Falcão de Oliveira, 2º secretário; além dos vereadores Cláudio Barbosa Falcão, Edivaldo Conceição Lima Pinheiro, Eliane dos Santos Oliveira, Gilson Ferreira Cazumbá, Gonçalo Raimundo Alves de Oliveira, José Daniel de Carvalho, Josué de Oliveira, Lucivaldo de Carvalho Oliveira e Nilson Ferreira de Silva Junior.

O Município e a população

Conhecida como Cidade Jardim, São Gonçalo dos Campos pertence a Região Metropolitana de Feira de Santana. O município é banhado pelo Rio Jacuípe, possuiu ligação ferroviária (Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – Linha Sul) e rodoviária através da BR 101.

Em 2014, um dos maiores grupos de cosméticos do Brasil, O Boticário, inaugurou, no município, o Centro Distribuição Norte/Nordeste. A atividade industrial encontra-se em expansão com a implantação de novas empresa, e o segmentos de avicultura, agricultura e fumageiro são importantes setores que atuam na geração de renda para a população e riqueza para o município.

Ao realizar o censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que o município possui população de 33.283 habitantes. Para o ano de 2014, o instituto estimou que 37.111 pessoas habitam São Gonçalo.

História

Relatos apontam que o povoamento do território de São Gonçalo dos Campos teve início no século XVII, quando as bandeiras penetram o sertão baiano, realizando plantações e construindo currais em uma localidade integrante do município de Cachoeira, à qual denominaram de Campos da Cachoeira.

Em 1696 foi fundada a Freguesia de São Gonçalo. A denominação para São Gonçalo dos Campos foi modificada quando a Freguesia foi elevada à condição de Vila, pela lei provincial nº 2460 de 28 de julho de 1884.

Agenda

28/07/2016

05:00  – Alvorada

09:00 – Missa Solene na Igreja Matriz

10:00 – Hasteamento dos Pavilhões

10:30— Sessão Solene com entrega de Títulos de Cidadão São-Gonçalense e Medalhas de 28 de julho.

Outras publicações

Prefeito de São Gonçalo investe R$ 700 mil e reinaugura hospital municipal Rui Costa, Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e o prefeito de São Gonçalo, Furão. Prefeito destaca estudo realizado pelo governo do estado. O p...
Antônio Dessa Cardozo (Furão) renuncia ao mandato de prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo (Furão) renuncia ao mandato de prefeito. O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo (Furão), renunciou ao man...
Exclusiva: prefeito Antônio Dessa Cardozo comenta sobre festejos juninos e disputa eleitoral nos municípios de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira Antônio Dessa Cardozo (Furão): Observe que o governo federal não está repassando os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), de nenhuma...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br