Salvador: obras de requalificação do Centro Histórico melhoram infraestrutura do Pelourinho

Pelourinho, centro histórico de Salvador.
Pelourinho, centro histórico de Salvador.

Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Pelourinho passa por diversas intervenções do Governo do Estado com o objetivo de reverter o forte processo de degradação vivido nas últimas décadas. Por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, o bairro, que tem sua história intimamente ligada à história da capital baiana, já conta com vias pavimentadas, sistema de drenagem, iluminação ampla e calçadas recuperadas e equipadas com itens de acessibilidade. Um contexto novo para quem frequenta o local. “Muitos lugares já foram recuperados. Colocaram as pedras onde faltavam. Só no Terreiro de Jesus, agora temos seis rampas de acesso. Antes só tínhamos duas”, diz o vendedor ambulante Reinaldo Sales.

O Pelô reúne uma vasta riqueza histórica e cultural. No local, baianos e turísticas podem ter acesso a igrejas, artesanato, além de casarões antigos, com arquitetura colonial barroca portuguesa preservada e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a modernização do Centro Histórico, atividades econômicas já começam a ganhar força novamente. “A reforma das ruas é importante para o turísmo e também para a nossa cidade”, ressalta o guia turístico, Edvaldo Macedo.

Em resumo, as intervenções no Pelourinho já proporcionam qualidade de vida aos moradores e prosperidade aos comerciantes. A nova realidade do bairro pode ser conferida em mais um vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141155 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.