Salvador: Historiador Luiz Américo lança biografia de Catulo da Paixão Cearense

Cartaz de lançamento do livro 'Catulo da Paixão Cearense'.

Cartaz do lançamento do livro ‘Catulo da Paixão Cearense’.

O livro de autoria de Luiz Américo Lisboa Junior comemora os 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Secult-BA, e a Editora Instituto Geia (MA) promovem o lançamento do livro “Da modinha ao sertão – vida e obra de Catulo da Paixão Cearense”, de autoria do pedagogo e historiador baiano Luiz Américo Lisboa Junior. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 7 de julho de 2016, das 16h às 20h, no Panteon Pedro Calmon do IGHB. Na ocasião haverá palestras, apresentações musicais e declamação de poemas. O livro acompanha CD com fotos e músicas.

No ano em que se completam 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão Cearense, surge a mais completa biografia do poeta, cantor e compositor, escrita por Luiz Américo Lisboa Junior. Com 624 páginas e prefácio de José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras, o livro narra em minúcias a história de Catulo, desde a trajetória de seu pai Amâncio da Paixão Cearense, no Ceará, no Maranhão e no Rio de Janeiro, até a morte do poeta em 1946.

Fartamente documentado, pela primeira vez são apresentadas ao público a certidão de nascimento e falecimento de seu irmão homônimo, e a certidão de nascimento de Catulo, pondo fim às especulações sobre a verdadeira data de seu nascimento. O livro traz ainda os documentos que provam as datas exatas de sua saída do Maranhão para o Ceará e sua chegada com a família no Rio de Janeiro. As relações sociais, literárias e políticas de Catulo desde o império, passando pela República Velha até o fim do Estado Novo são minuciosamente narradas, além da sua participação no teatro, na imprensa, no rádio, e sua relação com parceiros, intérpretes, escritores e editores. Catulo em seu tempo histórico, o homem e a obra contextualizados e definidos como um dos personagens mais destacados da cultura brasileira do século vinte.

O livro vem encartado com um CD contendo 114 músicas em gravações originais restauradas, desde 1902 até 1937, no maior levantamento já feito de sua discografia; 97 fotos, muitas inéditas; capas das primeiras edições de seus livros; 33 caricaturas; anúncios de seus livros na imprensa, capas dos LPs lançados sob sua obra e as imagens do seu maior manuscrito já encontrado. O cantor, compositor e poeta do sertão em plenitude. Sua vida e obra deixam finalmente de serem romanceadas e folclorizadas, ressurgindo à luz da história.

O autor- Luiz Américo Lisboa Junior, natural de Salvador. É pedagogo e historiador. Começou seu trabalho como pesquisador musical em 1975. É sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do qual, também faz parte da sua diretoria. Em 2014 publicou seu quinto livro, Marchas brasileiras-1927/1940 – em dois volumes.  Agora, em 2016 lança Da modinha ao sertão-vida e obra de Catulo da Paixão Cearense.

Agenda

O quê: Lançamento do livro Da modinha ao sertão-vida e obra de Catulo da Paixão Cearense, Luiz Américo Lisboa Junior.

Quando: Dia 7 de julho (quinta-feira), das 16h às 20h.

Onde: No Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade, Salvador/BA.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br