Salvador: Desfile do Dois de Julho vai homenagear caboclos como símbolo da liberdade

Cena de 2015 referente aos festejos em comemoração ao 2 de Julho. Programação do 193º aniversário da Independência do Brasil e da Bahia está repleta de atrações.

Cena de 2015 referente aos festejos em comemoração ao 2 de Julho. Programação do 193º aniversário da Independência do Brasil e da Bahia está repleta de atrações.

As comemorações do 193º aniversário da Independência do Brasil na Bahia, no dia Dois de julho, neste sábado, têm variada agenda cultural em Salvador. Além de preservar a história da maior data cívica do estado, quase bicentenária, possui programação repleta de atrações para agradar adultos e crianças. A festa, que esse ano tem como tema “Caboclos – símbolo da liberdade”, começa nesta sexta-feira (01/06/2016) e só terminará no domingo (03/06/2016)), com a realização do tradicional Baile da Independência, sob o comando dos maestros Fred Dantas e Paulo Primo com suas respectivas orquestras.

Programação prévia

Nesta sexta-feira (01), a partir das 9h, será realizado o “Te Deum”, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus, que este ano homenageará o professor e historiador Luís Henrique Dias Tavares, autor, entre outros livros, de “A Independência do Brasil na Bahia”, principal publicação sobre os acontecimentos que culminaram na vitória das forças brasileiras sobre o exército português. No mesmo dia, às 11h, a Câmara Municipal homenageia os heróis da Independência no Salão Nobre. No período da tarde, às 16h, está prevista a chegada do fogo simbólico no Largo de Pirajá, com acendimento da pira e hasteamento das bandeiras.

No sábado (02), às 6h, o dia começa com a queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 8h, será iniciada a organização do cortejo cívico, antecedendo o hasteamento da bandeira do Brasil (pelo governador Rui Costa), da Bahia (pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo), de Salvador (pelo prefeito ACM Neto) e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB-BA) (por Eduardo Moraes de Castro, presidente da entidade). Logo depois, serão colocadas flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades, seguida pela entrega dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla pelo IGHB-BA ao prefeito ACM Neto, finalizando com a execução do Hino ao 2 de Julhopela Marinha do Brasil.

Cortejo

O cortejo cívico está com saída programada para 9h30, com homenagem aos heróis da Independência e breves paradas ao longo do cortejo para homenagens. Às 11h30, os carros do Caboclo e da Cabocla serão recolhidos à Praça Thomé de Souza, onde ficarão até as 15h, quando tem início a segunda parte do cortejo, com previsão de chegada às 17h no Campo Grande. Antes, às 14h30, será realizada a cerimônia cívica do 2º Distrito Naval.

No Campo Grande, as bandeiras oficiais do Brasil, da Bahia e de Salvador serão hasteadas respectivamente pelo governador da Bahia, Rui Costa, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, e pelo prefeito ACM Neto. O hasteamento será acompanhado da execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Após o hasteamento das bandeiras e execução do hino, as autoridades colocarão coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, em companhia do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, e de comandantes militares.

A cerimônia será finalizada com a execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, do acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo professor Hélio Carneiro de Campos e a execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.

Programação cultural

Sábado (02), após o desfile, será realizado o tradicional Encontro de Filarmônicas, em sua 25ª edição, com o Maestro Fred Dantas. Domingo (03), das 16h às 18h, a criançada tem programação especial com o Grupo ViaPalco e o espetáculo “Um Dia de Palhaçada”. A partir das 18h, começa o Baile da Independência – com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e participação da Orquestra Paulo Primo, até as 21h30. Só na terça-feira (05), às 17h, acontece a volta dos Carros Emblemáticos, com a Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br