Produtora baiana compete com três filmes de animação durante 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Turma da Harmonia.

Turma da Harmonia.

Origem Produtora de Conteúdo apresenta episódios das séries para TV “Tori a detetive”, “Fábulas de Bulccan” e “Turma da Harmonia” na 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece até (10/06/2016).

Legítima empresa baiana de produção de conteúdo audiovisual com foco em animação, cuja história conta com prêmios diversos e produções que vêm chamando a atenção do mercado, tendo filmes exibidos no estúdio Dream Works, em Los Angeles, a Origem Produtora de Conteúdo cumpre mais um feito. Está representando o estado com três curtas metragens animados, dirigidos por Ducca Rios, competindo na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O evento chega à sua 15ª edição consolidado nacionalmente no segmento como um dos dois mais importantes do Brasil, ao lado do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil). Os filmes são todos pilotos de séries completas de animação, que foram desenvolvidas no núcleo criativo Anima Bahia, contemplado de forma pioneira no Brasil pelo PRODAV 03/2013 (Programa da Ancine que premia o desenvolvimento de carteiras de projetos de filmes e séries televisivas e para web).

Na programação aberta no sábado passado, 2 de julho, a Origem apresenta na “Sessão Escola” da “Mostra Competitiva do Cinema do Centro Integrado de Cultura”, os filmes Tori a detetive (episódio O sumiço da comida),  Fábulas de Bulccan (episódio O jovem príncipe) e Turma da Harmonia (episódio O Contrabaixo).

Diretor Criativo da Origem (Chief Creative Officer – CCO), graduado em Comunicação Social e Mestre em Políticas Sociais, Ducca Rios destaca que é raro serem selecionados episódios de séries de TV em mostras competitivas: “Acredito que conseguirmos exibir três pilotos de séries neste conceituado evento é um atestado de qualidade, firmando um espaço de ligação entre o que é a indústria da animação e o que é arte”.

“Estamos muito felizes em participar mais uma vez da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, não só pela competência, seriedade e criteriosa seleção de filmes do festival, mas também pelo cuidado carinhoso com os realizadores”, considera Maria Luiza Barros, Diretora de Planejamento da Origem (Chief Executive Officer – CEO).

A Mostra segue até domingo, 10, com o objetivo fundamental de desenvolvimento do cinema produzido para a infância no Brasil. A curadora do evento, Luiza Lins, analisa a trajetória da programação destacando que, ao longo das 15 edições, são inúmeros os avanços. “É inegável que estabelecemos um cenário propício para a produção de um cinema com qualidade técnica e de conteúdo voltado para as crianças e os jovens”, considerou.

Na competição

* Tori, a detetive (série com 13 episódios de 7’ – em captação). Episódio concorrente: O sumiço da comida. Sinopse da série: Não há como não se apaixonar por Tori, essa detetive boa pra cachorro. Uma cadelinha basset hound esperta e muito inteligente que está sempre pronta para desvendar os mais curiosos casos e se envolver em aventuras eletrizantes com todos os seus amigos de quintal e vizinhança.

* Fábulas de Bulccan (série com 13 episódios de 3’ – em fase de pré-produção). Episódio: O jovem príncipe. Sinopse da série: Em um reino muito, muito distante, vivem os personagens que povoam as Fábulas de Bulccan, um conjunto de histórias, provavelmente escritas por algum velho feiticeiro, que foram reunidas em um livro encantado que leva a um mundo mágico onde castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas convivem com unicórnios, cavalos alados e dragões.

* Turma da Harmonia (série com 26 episódios de 1’30” – em fase final de produção). Episódio: O contrabaixo. Sinopse da série: Turma da Harmonia é uma série lúdica e educativa que busca apresentar a crianças de 5 a 8 anos os instrumentos musicais, as suas partes, as formas de tocá-los, suas sonoridades e, com isso, trazer também os mais diversos ritmos brasileiros e também de outros países. Link do trailer:

Sobre a Origem Produtora de Conteúdo

Origem é uma produtora de conteúdo localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Foi fundada por Ducca Rios e Maria Luiza Barros em 1995 e o seu foco de atuação está no audiovisual, sobretudo animação infantil e infanto-juvenil, e nos desdobramentos dos projetos desenvolvidos para outras mídias, sendo uma das empresas brasileiras mais criativas e promissoras no segmento atualmente. Além disso, a Origem faz parte da mais importante associação de produtoras de televisão independentes do Brasil, a ABPITV, da mais importante associação de realizadores e produtoras de audiovisual da Bahia, a APC Bahia, e da Associação Brasileira de cinema de Animação – ABCA, entidade civil que reúne a maior parte dos artistas e produtores de animação do país. A empresa se destaca no cenário do nordeste pelo pioneirismo em diversas produções e atividades, como, por exemplo, o fato de ser uma das poucas empresas brasileiras a ter sido contemplada com recursos para o estabelecimento de um núcleo criativo focado exclusivamente em séries de animação.

Confira o vídeo

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br