Presidente da Turquia diz que escapou da morte “por milagre” durante tentativa de golpe

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que escapou da morte "por um milagre".

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que escapou da morte “por um milagre”.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que escapou da morte “por um milagre” na noite da última sexta-feira (15/07/2016), quando o país foi palco de um golpe de Estado fracassado.

“Se eu tivesse ficado por mais dez ou 15 minutos” no resort de Marmaris, onde descansava com a família, “teria sido assassinado ou capturado”, disse em entrevista à emissora americana CNN.

Erdogan disse ainda que dois de seus guarda-costas foram mortos pelos militares dissidentes do governo que invadiram o local, pouco após sua saída.Durante a entrevista, o mandatário voltou a criticar Fethullah Gulen dizendo que ele foi o mentor da tentativa golpista. O clérigo apoiou o presidente até 2013, mas a aliança foi rompida após o governo ter fechado diversas escolas religiosas na Turquia.

O opositor, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos, nega categoricamente qualquer participação na tentativa de golpe.

Pena de Morte

Erdogan também chamou atenção da imprensa mundial ao defender a pena de morte em discurso a uma multidão em Istambul no começo da semana. “A pena de morte existe nos Estados Unidos, na Rússia, na China e em vários países do mundo. Só na Europa não existe”, disse.

Ele reiterou que está disposto a ratificar a introdução da pena capital, caso o Parlamento turco aprove a medida, que foi abolida no país em 2004.

*Com informação da Agência Brasil.

Outras publicações

Terremoto mata pelo menos 57 pessoas na Turquia Um terremoto de 6,0 graus de magnitude causou a morte de pelo menos 57 pessoas no leste da Turquia e deixou quase 100 feridos, de acordo com o canal d...
Governo diz que derrotou tentativa de golpe e prendeu líderes na Turquia Ancara, capital da Turquia. Segunda cidade mais populosa do país. Istambul, Turquia. Cidade mais populosa do país. Cidade de Diyarbakir, no s...
Presidente Recep Tayyip Erdogan decreta estado de emergência por três meses na Turquia Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (20/07/2016) a decretação de...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br