Presidência da Câmara Federal é disputada por 17 candidatos

Plenário da Câmara Federal. Deputados escolhem novo presidente.

Plenário da Câmara Federal. Deputados escolhem novo presidente.

Terminou às 12h de hoje (13/07/2016) o prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara. São 17 os que vão concorrer à eleição do sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo. Atualmente, o presidente interino é Waldir Maranhão (PP-MA).

A sessão para eleição está marcada para começar às 16h desta quarta-feira. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi o 17º a se candidatar.

O número de candidatos pode ser reduzido, uma vez que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.

Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, repetiu-se hoje o clima de campanha visto ontem (12), com modelos femininos distribuindo panfletos de candidatos.

Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, embora a bancada do PMDB tenha decidido lançar na disputa o ex-ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele votou contra o processo de impeachment de Dilma na Câmara.

Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da Comissão de Impeachment na Câmara. Ele é apoiado pelo chamado “centrão”, que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.

Lista de candidatos à presidência da Câmara Federal

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Beto Mansur (PRB-SP)

Esperidião Amin (PP-SC)

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Rogério Rosso (PSD-DF)

Giacobo (PR-PR)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Fausto Pinato (PP-SP)

Carlos Gaguim (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

Orlando Silva (PCdoB-SP)

Maria do Rosário (PT-RS)

Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa ontem.

Outras publicações

Marco Civil da Internet: uma legislação necessária e um exemplo para o mundo | Por Valmir Assunção Valmir Assunção é deputado federal e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados. É inadmissível que partidos políticos que antes apoiavam o Marco Civi...
Deputado Valmir Assunção segue cobrando a taxação das grandes fortunas no Brasil O deputado federal Valmir Assunção durante discurso no Congresso. “A tendência do governo interino de Michel Temer (PMDB) em privatizar estatais bra...
“A Bahia fez história nas Olimpíadas com Izaquias Queiroz e Robson Conceição”, avalia deputado Márcio Marinho Izaquias Queiroz, atleta baiano destaque nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em discurso proferido na tarde de segunda-feira (22/08/2016), o líder Márcio ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br