Prefeitura de Feira de Santana recebe oficialmente Casarão Olhos D’Água e incorpora ao patrimônio do município

Casarão dos Olhos D'Água é concedido ao Município de Feira de Santana.

Casarão Olhos D’Água é concedido ao Município de Feira de Santana.

Foram entregues nesta terça-feira (12/07/2016) ao Governo Municipal as chaves do Casarão Olhos D’Água. Considerada por historiadores a residência que deu origem a Feira Santana, a propriedade deverá sediar Memorial Municipal do Vaqueiro.

A moradia, dizem os pesquisadores sobre a história da cidade, pertenceu ao casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, que teriam sido os primeiros moradores locais. A Prefeitura passa a ser responsável pelo imóvel, por concessão da sua proprietária, a Fundação Pedra.

Dirigentes da Fundação fizeram a entrega das chaves ao representante do governo, Antônio Carlos Borges Júnior, secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O encontro ocorreu no próprio casarão.

O presidente da Fundação,  Alfredo Pedra, espera que a casa seja recuperada e possa ser utilizada como instrumento de preservação da memória de Feira de Santana.

O secretário Antônio Carlos Borges Júnior, articulador da concessão do imóvel ao Município, diz que a luta agora será pela realização de uma ampla reforma na estrutura da residência, que se encontra bastante deteriorada. E também será feito um trabalho de busca do acervo que futuramente fará parte do Memorial Municipal do Vaqueiro, a ser implantado no local.

MP recomendou tombamento histórico do ‘Casarão Olhos D’Água’

Com o objetivo de preservar o valor histórico-cultural do ‘Casarão Olhos D’Água’, em Feira de Santana, o Ministério Público Estadual recomendou, em 25 de janeiro de 2016, ao prefeito municipal que promova o tombamento do imóvel. Segundo a promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia, autora da recomendação, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) realizou inspeção no local, atestando a importância do patrimônio, seu valor sócio-cultural e sua necessidade de preservação. Segundo historiadores, o imóvel teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. O casarão fica na rua Dr. Araújo Pinho, n° 1331, em Feira de Santana.

Outras publicações

Feira de Santana: Sesp promove mutirão de limpeza Secretário Justiniano França promete passar a cidade a limpo. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) vai promover um mutirão de serviços...
Prefeitura de Feira de Santana diz que Conselho não votou contas do Fundeb em reunião sem quórum, como afirma APLB Em nota, emitida hoje (07/10/2016), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana negou que o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do F...
Feira de Santana: com 51 anos de história, Escola Ana Brandoa ganha ampliação e é reinaugurada Escola Ana Brandoa é reinaugurada pela Prefeitura de Feira de Santana. "Minha mãe trabalhou aqui, todos os dez filhos dela estudaram nesta escola e ...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.