Prefeitura de Feira de Santana recebe oficialmente Casarão Olhos D’Água e incorpora ao patrimônio do município

Casarão dos Olhos D'Água é concedido ao Município de Feira de Santana.

Casarão Olhos D’Água é concedido ao Município de Feira de Santana.

Foram entregues nesta terça-feira (12/07/2016) ao Governo Municipal as chaves do Casarão Olhos D’Água. Considerada por historiadores a residência que deu origem a Feira Santana, a propriedade deverá sediar Memorial Municipal do Vaqueiro.

A moradia, dizem os pesquisadores sobre a história da cidade, pertenceu ao casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, que teriam sido os primeiros moradores locais. A Prefeitura passa a ser responsável pelo imóvel, por concessão da sua proprietária, a Fundação Pedra.

Dirigentes da Fundação fizeram a entrega das chaves ao representante do governo, Antônio Carlos Borges Júnior, secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O encontro ocorreu no próprio casarão.

O presidente da Fundação,  Alfredo Pedra, espera que a casa seja recuperada e possa ser utilizada como instrumento de preservação da memória de Feira de Santana.

O secretário Antônio Carlos Borges Júnior, articulador da concessão do imóvel ao Município, diz que a luta agora será pela realização de uma ampla reforma na estrutura da residência, que se encontra bastante deteriorada. E também será feito um trabalho de busca do acervo que futuramente fará parte do Memorial Municipal do Vaqueiro, a ser implantado no local.

MP recomendou tombamento histórico do ‘Casarão Olhos D’Água’

Com o objetivo de preservar o valor histórico-cultural do ‘Casarão Olhos D’Água’, em Feira de Santana, o Ministério Público Estadual recomendou, em 25 de janeiro de 2016, ao prefeito municipal que promova o tombamento do imóvel. Segundo a promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia, autora da recomendação, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) realizou inspeção no local, atestando a importância do patrimônio, seu valor sócio-cultural e sua necessidade de preservação. Segundo historiadores, o imóvel teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. O casarão fica na rua Dr. Araújo Pinho, n° 1331, em Feira de Santana.

Outras publicações

CEU Jardim Acácia realiza atividades em parceria com a comunidade, informa Prefeitura de Feira de Santana CEU Jardim Acácia realiza atividades em parceria com a comunidade. Muitos talentos estão sendo descobertos através das atividades que desenvolvemos ...
Feira de Santana: líder do governo Ronaldo responde a questionamentos do vereador David Neto José Carneiro Rocha. Durante discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (08/11/2016), o vereador José ...
Prefeitura de Feira de Santana cria seis novos bairros e não debate com comunidades rurais Prefeitura de Feira de Santana cria seis novos bairros e não debate com comunidades rurais. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) Jornal Grande Bah...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.