+ Manchetes >

Prefeitura de Feira de Santana e comitiva do Senegal assinam protocolo de intenções no setor da saúde

Secretária Denise Mascarenhas cumprimenta delegação do Senegal.

Secretária Denise Mascarenhas cumprimenta delegação do Senegal.

Uma Comitiva de Prefeitos e Ministros Senegaleses realizou um tour por Feira de Santana na sexta-feira, (15/07/2016). Dentre os locais visitados estiveram o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), a Universidade Estadual de Feira de Santana e o Paço Municipal Maria Quitéria, sede do Governo Municipal, onde manifestaram intenção de selar parcerias de benefícios mútuos em aspectos educacionais, de saúde e culturais.

Assim como há a Casa da Nigéria em Salvador, o Diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial, que foi um intermediador nesse encontro, Samuel Azevedo, sugeriu trazer para Feira, a Casa do Senegal. Um estabelecimento temático com espaço reservado para exposição da cultura do país.

O tema saúde foi o de maior destaque durante a estada da Comitiva em Feira. O Hospital da Mulher, que passou a realizar exames de eletroforese da hemoglobina, específico para diagnosticar a anemia falciforme, foi elogiado pelo diretor, que também mencionou o alto índice de casos da doença no Senegal. “Gostaria de dar ênfase ao acolhimento na unidade, o que nós vimos no Hospital é algo extremamente importante.”

Samuel pretende formalizar uma proposta para se difundir em Salvador, São Francisco do Conde e no próprio Senegal, o projeto de tratamento da doença que foi implantado com o Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, iniciativa que dá atenção especial a pacientes com doenças desse tipo e tem como coordenadora do Centro, a enfermeira Luciana Brito. “Precisamos e estamos buscando aproveitar a expertise que Feira de Santana, através do programa que a Luciana desenvolve no município, nos proporciona”. “O Ministro da Defesa de Senegal vem aqui na próxima semana pra reatar o diálogo, formatar um protocolo, e a partir deste, celebrar uma assinatura formal, e naturalmente convidar um grupo de pessoas. E eu gostaria muito que a Luciana pudesse nos acompanhar”, afirma Samuel.

A coordenadora do Centro explicou que o programa conta com uma equipe de enfermagem, serviço social, fisioterapeuta e psicólogo e disse que espera poder contribuir para que sejam montados os protocolos de atendimento e prestar um auxílio de qualidade às pessoas com doença falciforme. “Nós somos hoje um Centro de reconhecimento a nível de Ministério da Saúde. De 2012 pra cá, muito se acrescentou, principalmente na gestão atual, que investiu pesado no Centro. Eu espero poder levar conhecimento a essas pessoas que ainda não tem profissionais de saúde. Que a gente possa estar capacitando, treinando e qualificando esses profissionais para que possam prestar uma assistência de qualidade a essas pessoas”, completou.

Após a visita à Sede da Prefeitura, a Comitiva dirigiu-se ao Residencial Parque da Cidade acompanhada do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, onde foram recepcionados pelo secretário de Habitação, Sandro Ricardo Espírito Santo.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]