Prefeitura de Feira de Santana e comitiva do Senegal assinam protocolo de intenções no setor da saúde

Secretária Denise Mascarenhas cumprimenta delegação do Senegal.

Secretária Denise Mascarenhas cumprimenta delegação do Senegal.

Uma Comitiva de Prefeitos e Ministros Senegaleses realizou um tour por Feira de Santana na sexta-feira, (15/07/2016). Dentre os locais visitados estiveram o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), a Universidade Estadual de Feira de Santana e o Paço Municipal Maria Quitéria, sede do Governo Municipal, onde manifestaram intenção de selar parcerias de benefícios mútuos em aspectos educacionais, de saúde e culturais.

Assim como há a Casa da Nigéria em Salvador, o Diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial, que foi um intermediador nesse encontro, Samuel Azevedo, sugeriu trazer para Feira, a Casa do Senegal. Um estabelecimento temático com espaço reservado para exposição da cultura do país.

O tema saúde foi o de maior destaque durante a estada da Comitiva em Feira. O Hospital da Mulher, que passou a realizar exames de eletroforese da hemoglobina, específico para diagnosticar a anemia falciforme, foi elogiado pelo diretor, que também mencionou o alto índice de casos da doença no Senegal. “Gostaria de dar ênfase ao acolhimento na unidade, o que nós vimos no Hospital é algo extremamente importante.”

Samuel pretende formalizar uma proposta para se difundir em Salvador, São Francisco do Conde e no próprio Senegal, o projeto de tratamento da doença que foi implantado com o Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, iniciativa que dá atenção especial a pacientes com doenças desse tipo e tem como coordenadora do Centro, a enfermeira Luciana Brito. “Precisamos e estamos buscando aproveitar a expertise que Feira de Santana, através do programa que a Luciana desenvolve no município, nos proporciona”. “O Ministro da Defesa de Senegal vem aqui na próxima semana pra reatar o diálogo, formatar um protocolo, e a partir deste, celebrar uma assinatura formal, e naturalmente convidar um grupo de pessoas. E eu gostaria muito que a Luciana pudesse nos acompanhar”, afirma Samuel.

A coordenadora do Centro explicou que o programa conta com uma equipe de enfermagem, serviço social, fisioterapeuta e psicólogo e disse que espera poder contribuir para que sejam montados os protocolos de atendimento e prestar um auxílio de qualidade às pessoas com doença falciforme. “Nós somos hoje um Centro de reconhecimento a nível de Ministério da Saúde. De 2012 pra cá, muito se acrescentou, principalmente na gestão atual, que investiu pesado no Centro. Eu espero poder levar conhecimento a essas pessoas que ainda não tem profissionais de saúde. Que a gente possa estar capacitando, treinando e qualificando esses profissionais para que possam prestar uma assistência de qualidade a essas pessoas”, completou.

Após a visita à Sede da Prefeitura, a Comitiva dirigiu-se ao Residencial Parque da Cidade acompanhada do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, onde foram recepcionados pelo secretário de Habitação, Sandro Ricardo Espírito Santo.

Outras publicações

Feira de Santana vai ganhar Memorial do Vaqueiro, anuncia prefeito José Ronaldo Prefeito José Ronaldo visita Casarão dos Olhos D'Água. Considerada a primeira habitação erguida no município pelos fundadores Domingos Barbosa de Ar...
Feira de Santana: Associação de Vaquejada pede apoio ao prefeito José Ronaldo Prefeito José Ronaldo recebe Valmir Veloso, presidente da Associação Baiana de Vaquejada. O presidente da Associação Baiana de Vaquejada, Valmir Vel...
Ações do Outubro Rosa em Feira de Santana começam pela zona rural Ações do Outubro Rosa em Feira de Santana. A cada ano o mês de outubro vem se consolidando como um período voltado especialmente para o cuidado com ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br