Pais incentivam o contato de seus filhos com cavalos desde cedo

Prova - Laço de Cavalete - Campeonato Nacional ABQM.

Prova – Laço de Cavalete – Campeonato Nacional ABQM.

Projetos sociais da ABQM fortalecem os laços entre famílias e animais da raça Quarto de Milha. “Quanto mais cedo, melhor”, é o que diz Marcelo Crivelari sobre o contato de crianças com os cavalos. A família do empresário de Astorga (PR), que tem atividades comerciais na agropecuária, viaja três vezes ao ano mais de 400 km até Avaré, no interior de São Paulo, para participar das competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). De 16 a 24 de julho de 2016, esteve no Campeonato Nacional da raça.

Em 2015, a ABQM lançou na cidade paulista iniciativas que contemplam inclusão social, educação ambiental, respeito aos animais, incentivo aos esportes equestres e fomento à raça. Já realizados em três edições, os projetos ‘Cowboys do Futuro’ e ‘Cavaleiro da Natureza’ atenderam mais de mil crianças da Rede Municipal de Ensino de Avaré e de outros municípios, dos 17 Estados participantes das maiores competições equestres do país.

Para Marcelo, os projetos são de muita importância para a socialização das crianças e dos jovens cavaleiros. “Aqui eles descobrem que uma hora a gente ganha e em outra a gente perde. Além disso, presenciamos momentos únicos em família, onde pais e mães apoiam, torcem e se emocionam com os seus filhos. Ver a felicidade deles é a maior que pode existir. E é por isso que eu e tantos outros somos gratos à ABQM”, completa.

Cowboys do Futuro

Provas de Laço em Dupla, utilizando um mini boi mecânico em cima de um tatame, e Tamborzinho, quando os competidores cumprem um circuito em torno de três mini tambores, montados em um cavalo de pau, fazem parte das atividades do ‘Cowboys do Futuro’, que ocorreu durante o evento. Participaram das competições crianças e jovens de até 15 anos. Juízes, DJ e locutor oficial conduziram o ‘horse show’ dos cavaleiros mirins.

Henrique Crivelari, de 9 anos, filho de Marcelo, participou da prova de Laço. Treinando há pouco mais de um ano, o garoto conquistou o primeiro lugar na categoria ‘até 10 anos’. Nas palavras do menino que quer se tornar um laçador profissional, a brincadeira foi muito divertida. Henrique recebeu a fivela de campeão com o seu parceiro de prova João Victor Aires, de 10 anos, de Araçoiabinha (SP), que revelou receber total apoio dos pais.

Cavaleiro da Natureza

O projeto kids ‘Cavaleiro da Natureza’ promoveu um tour pelo parque e arenas, além de brincadeiras educativas, neste Campeonato Nacional da ABQM. “A nossa intenção é estreitar a relação de meninos e meninas com o universo do cavalo Quarto de Milha e espalhar a semente da sustentabilidade. Além de estimular valores, como relação de respeito com os animais e a natureza”, explica o presidente da ABQM, Fábio Pinto da Costa.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br