Ombudsman diz que jornal Folha de São Paulo “errou e persistiu no erro” ao ocultar dados de pesquisa

Ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, avaliou que jornal errou e persistiu no erro.

Ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, avaliou que jornal errou e persistiu no erro.

A ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, escreveu no domingo (24/07/2016) em sua coluna que o jornal “errou e persistiu no erro” ao publicar dados incompletos sobre pesquisa Datafolha de avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer.

A pesquisa, divulgada no último sábado (16), foi alvo de críticas e acusada pelo site de notícias independente The Intercept, de cometer “fraude jornalística” em relação à preferência do brasileiro sobre a permanência de Michel Temer, a volta da presidenta afastada Dilma Rousseff ou a realização de novas eleições.

Na publicação original, a Folha informou que 50% dos entrevistados preferiam a permanência de Temer à volta de Dilma, e que, diante dessa questão, 3% disseram defender novas eleições. No entanto, quando a possibilidade de novas eleições aparece entre as respostas estimuladas, o percentual de entrevistados que optam por essa alternativa chega a 62%, o que não foi dito pelo jornal.

A Folha só publicou a versão com esse percentual após as críticas e disse que não errou, mas que optou por não destacar cenário considerado “pouco relevante” pela direção do jornal. A ombudsman diz que sugeriu à redação “que reconhecesse seu erro editorial e destacasse os números ausentes da pesquisa em nova reportagem”.

“A meu ver, o jornal cometeu grave erro de avaliação. Não se preocupou em explorar os diversos pontos de vista que o material permitia, de modo a manter postura jornalística equidistante das paixões políticas. Tendo a chance de reparar o erro, encastelou-se na lógica da praxe e da suposta falta de apelo noticioso. A reação pouco transparente, lenta e de quase desprezo às falhas e omissões apontadas maculou a imagem da Folha e de seu instituto de pesquisas. A Folha errou e persistiu no erro”, escreveu a Paula Cesarino Costa na edição deste domingo.

Além da polêmica sobre o trecho da pesquisa que tratava de novas eleições, a ombudsman também critica a escolha do jornal de destacar na manchete sobre a pesquisa o otimismo com a economia, “subaproveitando temas políticos”.

Baixe

Pesquisa Datafolha: avaliação do presidente Michel Temer, realizada de 14 e 15 de julho de 2016

*Com informações da Agência Brasil.

Outras publicações

McDonald’s comemora 35 anos de Brasil McDonald’s. O McDonald’s comemora 35 anos de Brasil nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014. O primeiro restaurante foi inaugurado em Copacabana...
Coquetel do dia seguinte pode evitar infecção pelo HIV, mas estratégia é pouco difundida no país Um tratamento disponível em serviços de atendimento especializado e em emergências de hospitais públicos de todo o país pode evitar a infecção pelo HI...
Em decisão unânime, TRE-BA aprova a candidatura de Márcio Mariano como prefeito de Muquém de São Francisco O julgamento foi proferido na tarde desta terça-feira (16/04/2013). A cerimônia de diplomação do vencedor da eleição suplementar em Muquém de São Fran...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br