Oficina do Fazer promove Aula Magna na Ufba

Oficina do Fazer promove Aula Magna na Ufba.

Oficina do Fazer promove Aula Magna na Ufba.

Como parte das comemorações dos 70 anos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), acontecerá, na manhã desta sexta-feira (15/07/2016), uma aula magna da Oficina do Fazer – espaço aberto à população, no estilo FAB-LAB, onde o faça você mesmo é a principal regra, e que aglomera diversos dispositivos científicos, a exemplo de impressoras 3D e tornos elétricos. Um dos alunos da turma será o secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça.

A Oficina, inserida no Espaço Aberto de Criação e Inovação (IHACLab-i), “já recebeu centenas de visitantes, entre empresários, estudantes universitários, inventores independentes e curiosos”. As informações são do coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba, Paulo Gomes, que conta, ainda, que, “durante a aula magna, o secretário Mendonça e estudantes do IHACLab-i vão aprender a usar a máquina de corte a laser, criando um exemplar de acrílico em 3D da marca da Oficina do Fazer”. A graduanda do curso de Ciência e Tecnologia da Ufba, Larrisa Fateicha, conduzirá o tutorial e posterior aula prática com o equipamento.

“A partir do momento em que pessoas de diferentes nichos da sociedade têm acesso aos equipamentos, ampliamos, substancialmente, a possibilidade de surgimento de soluções inovadoras”, calcula Mendonça. Paulo Gomes complementa, lembrando que outro importante resultado ligado à existência da Oficina “é a construção coletiva de um ambiente de contribuição, em que todos os usuários são responsáveis pela manutenção do local, seja doando ferramentas ou, mesmo, deixando restos de materiais utilizados”.

Cessão de maquinário

Em maio deste ano, a Secti cedeu à Oficina do Fazer, 46 itens, entre peças de mobiliário e equipamentos científicos. A Oficina instalada na Ufba é a primeira, dentro de uma rede planejada pela Secti, a ser instalada na Bahia. A criação de novas unidades está sendo negociada com entidades como os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Camaçari (Ceped). O uso de equipamentos presentes na Oficina do Fazer não envolve burocracia. Basta agendar um horário, através do e-mail ihaclab.i@gmail.com, a fim de garantir um acompanhamento adequado. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3283-6987.

Agenda

O que: Aula magna da Oficina do Fazer como parte da celebração dos 70 anos da Ufba;

Onde: Prédio da Ufba, PAF 5, Campus de Ondina (Av. Jeremoabo, s/nº)

Quando: Sexta-feira (15/07/2016), às 10h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br