Obras da PPP de imagem avançam em Salvador e no interior

Obras da PPP de imagem avançam em Salvador e no interior.

Obras da PPP de imagem avançam em Salvador e no interior.

A Parceria Público Privada (PPP) em Diagnóstico por Imagem avança nas obras das unidades de bioimagem dos hospitais Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, Geral de Camaçari (HGC) e Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas. No HGRS, estão sendo realizadas reformas nas áreas dos serviços de tomografia e ressonância magnética, salas de preparo e recuperação, recepção e espera, copa, conforto médico, sala de informações aos pacientes e banheiros. Mesmo com as obras, os exames continuam sendo realizados. Em maio, a concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) fez 1.542 exames de raios-x, ressonância e tomografia.

De acordo com o diretor geral do hospital Roberto Santos, Antonio Raimundo Almeida, os serviços estão sendo implantados aos poucos e está existindo uma troca de experiência muito boa. “Nessa fase de obras os engenheiros e técnicos têm trabalhado com nosso setor de manutenção. Imagine o que é fazer uma obra, desta magnitude, no maior hospital público do Norte e Nordeste, com a unidade funcionando. É um desafio, mas a chave é a comunicação, informar aos funcionários e pacientes que é algo provisório e que, quando forem finalizadas, a população terá mais benefícios”, destacou.

O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, vai ganhar uma nova unidade de bioimagem que está sendo construída na parte de trás do hospital. Atualmente, a unidade em funcionamento, dentro do hospital, passou por reforma na área do serviço de raios-x e as obras não interferem na realização dos exames que, em maio, chegaram a 3.366.

Na nova unidade, em construção, haverá sala para um tomógrafo, salas de preparo e recuperação, recepção e espera, copa, conforto médico, sala de informações aos pacientes e banheiros. “Nesta primeira fase de gestão e operação da RBD, vemos uma dedicação e um profissionalismo muito grande dos funcionários”, disse a diretora geral, Margarida Miranda.

A unidade de bioimagem do Hospital Geral de Camaçari (HGC) está passando por reformas nas áreas dos serviços de tomografia e salas de raios-X, salas de preparo e recuperação, recepção e espera, copa, conforto médico, sala de informações aos pacientes e banheiros. Apesar das intervenções em andamento, 2.396 exames foram realizados em maio. O HGC também vai receber um tomógrafo de 16 canais, dois aparelhos de raios-x e um equipamento de digitalização de imagem (CR).

Benefícios da PPP em Ilhéus e Vitória da Conquista

A RBD também vem realizando reformas e obras para melhorar as condições dos serviços nas unidades de bioimagem no interior da Bahia e Ilhéus é um exemplo do que vem sendo feito. Na unidade do Hospital Geral Luíz Viana Filho (HGLVF) foram realizadas intervenções físicas, como organização do ambiente interno, criação de sala de espera para realização de tomografia e de câmera escura da radiologia, além de reparos elétricos e pintura. Os reparos tornaram o ambiente mais receptivo, funcional e confortável para os pacientes.

A presença de um médico radiologista ampliou a agenda de exames e favoreceu a produtividade da unidade. O diretor de operações da RBD, Adriano Braga, diz que tem conseguido superar a meta estabelecida para a realização de exames. “Somente em maio, por exemplo, foram feitos 1.731 exames, 63% acima da meta”, comentou.

Os pacientes do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) já fazem mamografia digital com estereotaxia – equipamento para biópsia – e a RBD antecipou a instalação do aparelho de digitalização de imagem (CR), contribuindo para um diagnóstico mais rápido e preciso. A unidade de bioimagem vai receber um tomógrafo de 64 canais, um equipamento de ressonância magnética e dois raios-x, todos aparelhos com tecnologia moderna e avançada.

Com a chegada da PPP, o espaço da unidade de bioimagem do HGVC foi reorganizado, foi realizada contratação de equipe técnica de radiologia, de novos enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepcionistas. Os exames são 100% laudados e o funcionamento é de 24h para dar apoio aos pacientes.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br