Juazeiro: tem início o IV Festival Internacional da Sanfona

IV Festival Internacional da Sanfona.

IV Festival Internacional da Sanfona.

Blues, jazz, tango, bossa nova e muito forró, deram o tom, nesta quarta-feira (13/07/2016) em Juazeiro, no norte da Bahia, durante o primeiro dos quatro dias do IV Festival Internacional da Sanfona.

O evento, que mudou a rotina das pessoas e principalmente dos hotéis no centro da cidade,  começou pela manhã com uma oficina, mostra de fotografias e de sanfonas no Centro de Cultura João Gilberto. A partir das 17h, o hall de entrada do centro foi tomado por uma Jam Sanfona Session, que fez muita gente dançar  ao som de ritmos de várias partes do mundo.

A oficina,  ministrada pelo instrumentista e professor da Paraíba, Edglei Miguel, já começou com a sala cheia. Cerca de 50 alunos ouviram do artista técnicas de improvisação, harmonia e detalhes de notas sanfônicas. “A aula que ministrei aqui foi umas das melhores que já fiz na minha vida. Os alunos pegaram facilmente as instruções e, pelo entusiasmo, teremos muitas surpresas até  sexta-feira, quando concluímos os trabalhos”, disse satisfeito.

Segundo  Ítalo Samuel Ribeiro, um dos componentes de um grupo vindo de São Raimundo Nonato – PI,  o festival já é inesquecível. “Estou tendo a oportunidade de aprender e de tocar no mesmo espaço que grandes artistas como Targino Gondim, Chico Chagas e Edglei Miguel. Isso é uma coisa indescritível”, diz o menino de 12 anos que também  se apresentou no  Jam Sanfona Sessions, espaço do evento aberto a todos acordeonistas, que acontecerá sempre às 17h, até sexta-feira.

Nesta quinta-feira (14), o instrumentista Chico Chagas dará a partir das 14h, um workshop de harmonia e acompanhamento e Renato Borghetti, o americano Murl Sanders e o Quinteto Sanfônico da Bahia iniciarão, às 20h, a série de concertos do festival da sanfona, no centro de cultura. De acordo com a organização, as entradas para os shows, que são grátis, devem ser retiradas no local até duas horas antes do início. E lembra que 5% das vagas do teatro serão destinadas às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças de colo.

Evento na mídia

A imprensa nacional  está fazendo uma grande cobertura do evento. Os blogs, a TV estadual e as rádios de Juazeiro e Petrolina (PE) entraram ao vivo para falar das atrações e da programação do festival. A cidade baiana ainda recebeu a chegada de repórteres dos jornais A Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Estado de Minas e a Rede Globo também destacou o evento em programas como o Bom Dia Brasil e Globo Esporte.

Com uma produção da Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos e Conspiradoria Projetos e Produções, o festival é patrocinado pelo BNDES através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro e do Governo Federal através do Ministério da Cultura (MinC).

Outras publicações

Governador Rui Costa e presidente Dilma Rousseff entregam 1.480 moradias em Juazeiro Governos federal e estadual entregam moradias em Juazeiro. Cerca de seis mil moradores de Juazeiro, no norte do estado, passam a morar em casa própr...
Juazeiro ganha laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão O Campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, está implantando na unidade um laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão (melip...
Juazeiro implanta SAMU regional e serviços na área de cardiologia Os nove municípios da microrregião de Juazeiro assinaram, nesta quinta-feira (3/03/2011), o termo de compromisso para a operacionalização do Samu Regi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br